SAÚDE – Sestas a meio do dia podem significar um coração mais saudável

SAÚDE –
Sestas a meio do dia podem significar um coração mais saudável

Um novo estudo descobriu que tirar pequenas sestas até duas vezes por semana pode diminuir o risco de ataques cardíacos ou de Acidente Vascular Cerebral, noticia a CNN.

O estudo é de uma equipa de cientistas da Universidade do Hospital de Lausanne, na Suíça, que realizou a associação entre as sestas frequentes e a duração e risco de complicações cardiovasculares serem fatais ou não. Foram estudadas 3.462 pessoas entre os 35 e 75 anos de idade, durante cinco anos.

PUBLICIDADE

Os autores do artigo científico concluíram que aqueles que fazer sestas ocasionais, até duas vezes por semana, entre cinco minutos a uma hora, são 48% menos propícios a serem vítimas de um ataque cardíaco ou AVC, do que aqueles que só descansam no período nocturno.

O estudo da Universidade de Lausanne, posteriormente publicado no jornal da Sociedade Cardiovascular Britânica, não encontrou numa associação entre a frequência e a duração destes sonos curtos. Ainda assim, diversos estudos previamente publicados assumiram que não existe associação entre os dois factores.

“Os indivíduos que fazem a sesta uma ou duas vezes por semana apresentam um menor risco de eventos cardiovasculares, embora não tenha sido encontrada uma ligação entre a duração e a frequência”, sustentaram os autores do relatório.