VILA DO GERÊS

VILA DO GERÊS -
Subida da vezeira encheu ruas do centro do Gerês num desfile recheado de animação e música

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Vila do Gerês recebeu na manhã deste domingo a XVI (décima quinta) edição da Subida da Vezeira, numa tradição já secular em que o gado das vezeiras de Rio Caldo e Vilar de Veiga se dirige para a serra. Logo pelas 10h00 da manhã, as ruas do centro do Gerês encheram-se de pessoas e nem a chuva afastou a multidão de se juntar em convívio para assistir à subida do gado. Anunciada ao som dos cantares tradicionais, as vezeiras desfilaram calmamente debaixo de outra chuva: a de fotografias e vídeos que iam sendo feitos pelos que não quiseram perder um momento desta tradição.

Numa iniciativa organizada pela Associação Lírio do Gerês, o fim do desfile arrastou a multidão para junto do palco montado, onde decorreu a actuação de concertinas e do rancho de Paradela e de Charanga que colocou os participantes a dançarem ao ritmo da música tradicional.

PUBLICIDADE

Para Miguel Teixeira, presidente da Associação Lírio do Gerês, um dos grandes objectivos do evento passou por «garantir que a vezeira não termine e que se aumente o número de cabeças de gado». Para além disso, Miguel Teixeira, destacou a importância de «associar este evento à principal actividade económica da região: o turismo», dando a oportunidade às pessoas de «vivenciarem um fim-de-semana diferente».

Depois da conclusão do desfile e dos cantares ao público, seguiu-se a abertura da prova gastronómica, sendo que para a parte da tarde, às 17h00, está agendado um momento de cantares ao desafio, que vai contar com a presença de Augusto Moreira e Cristiana Sá.

De recordar que esta iniciativa contou com o apoio do Município de Terras de Bouro, da Junta de Freguesia de Rio Caldo e de Vilar da Veiga, bem como dos Hoteleiros do Gerês.

[email protected]

 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS