PAÍS -
Taxa de desemprego no Norte abaixo da média nacional

É um resultado histórico da região Norte relativamente à taxa de desemprego. Com base no relatório trimestral da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), a taxa de desemprego da região baixou de 7,4% para 6,3% no 2º trimestre deste ano, sendo a primeira vez, nos últimos 20 anos, que esta taxa está tão abaixo da média nacional, fixada nos 6,7%.

A estes resultados, alia-se ainda o crescimento do salário mensal líquido dos trabalhadores por conta de outrem para 955 euros, valor mais elevado desde que existem registos. Estes números traduzem um crescimento real de 4,2% face ao mesmo período do ano passado, acompanhados pelo aumento acentuado das exportações de bens, situadas em 43% quando comparadas com o 2.º trimestre de 2020.

Relativamente às dormidas nos estabelecimentos turísticos do Norte, estas chegaram a cerca de 1,1 milhões, superando em mais do triplo as registadas no período correspondente a 2020, e mostrando uma clara recuperação face aos registos do ano de 2019, onde se assinalaram valores na ordem dos 1,8 milhões.

PUBLICIDADE

Nota ainda para a queda da taxa de desemprego jovem, que desce de 22,5% para 21,8%, invertendo o crescimento da mesma durante o período pandémico, e para o aumento da população empregada na região Norte, que sobe para os 5,3%, significando um aumento de 87 mil postos de trabalho, sendo que 38 mil dos quais correspondem ao sector das indústrias transformadoras.