COOPERAÇÃO

COOPERAÇÃO -
Terras de Bouro e Esposende estreitam relações com Foz de Iguaçu (Brasil) com parques naturais em pano de fundo

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Uma comitiva da Comunidade Intermunicipal do Cávado, liderada nesta reunião pelo presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo, visitou o Parque Nacional do Iguaçu, no Brasil. Além de conhecer uma das sete maravilhas naturais do mundo, as Cataratas do Iguaçu, os membros da CIM Cávado reuniram com responsáveis do Parque, concessionário privado e representantes do município da Foz de Iguaçu para um intercâmbio direcionado para as formas de gestão e funcionamento destes parques.

Em comunicado, a CIM lembra que “o território do Cávado é um território heterogéneo, integrando dois parques com características próprias e formas de gestão devidamente balizadas, o Parque Nacional Peneda Gerês (PNPG) e o Parque Natural do Litoral Norte (PNLN)”.

“Por seu lado, o Parque Nacional do Iguaçu reconhecido como Património Mundial pela UNESCO é um exemplo de como as áreas protegidas podem ser geridas de forma sustentável, promovendo a conservação da biodiversidade enquanto se oferece experiências significativas aos visitantes numa articulação entre setor privado e público”, enaltece.

Na ocasião, durante uma viagem de trabalho ao Paraná, no Brasil, “ambas as entidades assinaram protocolos de cooperação internacional com o município de Foz de Iguaçu para desenvolver uma parceria estratégica que visa o desenvolvimento de novas respostas aos atuais desafios de cooperação e inteligência para a gestão de recursos hídricos e ambientais”.

“Pretendem com este protocolo estabelecer uma relação estratégica de mútuo benefício, promovendo o desenvolvimento de equipas de trabalho, eventos sobre temáticas alvo, realização de missões institucionais e estudos conjuntos em temáticas de interesse”, acrescenta a CIM Cávado.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS