FIM-DE-SEMANA GASTRONÓMICOTerras de Bouro quer cabrito como marca do Concelho

FIM-DE-SEMANA GASTRONÓMICO
Terras de Bouro quer cabrito como marca do Concelho

O presidente da Câmara de Terras de Bouro, Manuel Tibo, pretende «que o cabrito seja uma das marcas do Concelho». O autarca falava durante o workshop “A importância do Cabrito Biológico na Gastronomia do Concelho de Terras de Bouro”, que decorreu esta sexta-feira, na Câmara Municipal, onde aproveitou ainda para reforçar «a importância da criação de mais um prato de referência» e apelar «ao investimento em Terras de Bouro pelas suas características e qualidades únicas».

O autarca referiu também que «é fundamental combater a sazonalidade do Concelho» e «o estigma de uma distância que, na prática, não existe».

Para terminar, Manuel Tibo revelou que é «intenção futura» realizar uma feira-mostra alusiva ao cabrito biológico da Serra do Gerês.

PUBLICIDADE

O presidente da ATAHCA, José da Mota Alves, afirmou que «o cabrito biológico é um produto com qualidade», acrescentando que este «pode e deve ser confeccionado de várias maneiras diferentes, permitindo aliar a modernidade e a contemporaneidade às tradições».

Mota Alves concluiu com uma reflexão acerca da associação do cabrito com a população, as paisagens e o turismo, factores que «contribuem para a afirmação do evento deste fim-de-semana», assim como «a importância das termas, da beleza natural e do bem-estar, num concelho com um potencial enorme e uma história muito rica».

Finda a sessão de apresentação, chegou a vez do Chef de Cozinha José Vinagre, que versou sobre «as diversas formas de confeccionar o cabrito».

“A importância da Gastronomia no Turismo e no Desenvolvimento Local” foi a temática seguinte, desta feita explanada pelo especialista em gastronomia e vinhos, José Silva, seguindo-se a intervenção do Técnico da DRAP Norte, Filipe Pacheco, que abordou a “Importância do Cabrito e da sua produção”.

“As referências da Gastronomia de Terras de Bouro” foram também alvo de apresentação por José da Mota Alves, Presidente da ATAHCA.