O Lugar de Matavacas, em Rio Caldo, concelho de Terras de Bouro, celebra Santa Luzia no próximo fim-de-semana.
As festividades arrancam já este próximo sábado, dia 13 de dezembro, e contam com uma forte componente religiosa e a animação do grupo “Despertar Tradições”.
O lugar de Matavacas, na freguesia de Rio Caldo, prepara-se para honrar Santa Luzia já no próximo sábado, dia 13 de dezembro. A localidade renova, assim, a sua devoção à protetora da visão, num evento que promete aliar a solenidade religiosa ao convívio popular típico da região do Gerês.
PROGRAMA
As celebrações arrancam logo pela manhã de sábado, às 10h30, com a Missa Solenizada, a que se seguirá a majestosa procissão em honra da Santa. No período da tarde, a partir das 14h00, a animação fica a cargo do Grupo de Cantares “Despertar Tradições”, da Associação Sociocultural e Desportiva de Valdosende – Paradela, que trará os sons tradicionais à festa.
A dimensão catequética terá também um papel central. Às 15h30 de sábado, terá lugar a Missa Vespertina com os grupos de catequese, assinalando a celebração da Festa da Palavra (destinada ao 4.º ano).
No dia seguinte, domingo, 14 de dezembro, as crianças e toda a comunidade da catequese realizam uma peregrinação até à capela de Santa Luzia, onde será celebrada a Missa Vespertina às 16h30.
Gastronomia e Tradição: “Minga a noite e cresce o dia”
Fiel aos costumes antigos, a festa não se fará apenas de oração. Durante o evento, os visitantes poderão contar com música gravada e as iguarias típicas desta época do ano: os doces figos e a tradicional jeropiga, elementos indissociáveis do convívio entre os festeiros e a população.
Como dita o rifão popular associado a esta data — “Dia de Santa Luzia, minga a noite e cresce o dia” —, a festa marca também o simbolismo do solstício de inverno e o regresso gradual da luz, num momento de partilha comunitária que continua a passar de geração em geração na freguesia de Rio Caldo.












