A “Parábola do Rei Morto”, do escritor amarense Vergílio Alberto Vieira, vai subir ao palco do Theatro Circo, em Braga, nos dias 22 e 23 de janeiro, às 21h30, com encenação e dramaturgia de Rui Madeira.
Segundo a sinopse, o espetáculo propõe “uma reflexão sobre Portugal e os portugueses, a partir dos tempos conturbados, do seu nascimento até às sombras da sua vida e morte e a consequente perda da independência”.
“A figura mítica de Dom Sebastião é aqui trazida ‘ao convívio’ dos públicos, em episódios que refletem a intriga e a luta política, no seio do reino, sobre a entrega ou não do império a Castela; a figura do Rei, o papel da sua avó Catarina de Áustria e o do cardeal Don Henrique, dos seus Mestres e do Povo; da sua própria personalidade e ação no que conduziu a Alcácer Quibir; ao seu desaparecimento, à atribulada sucessão e perda da independência que se seguiu, dando lugar a uma matriz identitária do nosso pensamento coletivo, que nos acompanha até hoje”, acrescenta.
André Laires, Carlos Feio, Eduarda Filipa, Jaime Monsanto, Rogério Boane, Silvia Brito e Solange Sá compõem o elenco, que tem ainda José Augusto Ribeiro, Luís Beltrão, José Barros, Diamantino Esperança, José de Paiva, Joaquim Carvalho, Inês Silva, Susana Castro, Teresa Ferreira, Teresa Salomé e Ana Cristina Oliveira no coro. Juntam-se os músicos Sara Goja (concertina), Julita Capelo (cavaquinho) e Sepehr Mousavi (tanbur).
O espetáculo está marcado para as 21h30, na sala principal do Theatro Circo. Bilhetes a 10 euros (metade para possuidores do Cartão Pentágono), destinando-se a maiores de 12 anos.












