CULTURA -
Theatro Circo recebe em estreia absoluta ‘Pinóquio’, de Goldonni

O Theatro Circo, em Braga, recebe esta sexta-feira e sábado, em estreia, ‘Pinóquio, um espectáculo para toda a família da Jangada Teatro, que dá nova vida ao conto infantil de dramaturgo veneziano Carlo Goldonni (1707/1793).

A encenação de Xico Alves, que traz para o palco principal uma adaptação do conto infantil de Carlo Goldonni, recria toda a magia de uma história que começa numa oficina comum de um homem comum, numa vila comum de Itália, onde o incomum acontece: aquele que, até ao momento, era apenas uma marioneta, vive!

Na sexta-feira o espectáculo sobe ao palco pelas 21h30 e no sábado às 18h00.

PUBLICIDADE

‘Pinóquio’ transporta em si uma história familiar de esperança, através dos olhos juvenis do protagonista que dá o nome a este maravilhoso espectáculo.

Mas a magia vem sempre com um preço, e cabe a ele o papel de descobridor do mundo e de si próprio.

O que será preciso para ser um menino de verdade? Pinóquio depara-se numa luta constante de compreensão das relações pessoais e do novo e desconhecido mundo a que tenta pertencer. Consequentemente, é rapidamente abordado por leis, regras e limites que o tentam moldar na sociedade. E Pinóquio fará de tudo para agradar e ser aceite… quando na verdade, não se apercebe que o que importa realmente é sua própria aquiescência.

A Jangada Teatro foi fundada em 1999, com o objectivo de elevar o nível cultural da região geográfica onde está inserida. Tem a sua sede no Auditório Municipal de Lousada, onde tem o seu espaço de trabalho artístico e administrativo. Em 2002 alargou a pesquisa artística às formas animadas, tendo desenvolvido de forma mais consistente o trabalho com marionetas. A fusão do trabalho do actor com as marionetas e a música ao vivo, tem vindo a revelar-se uma das grandes mais-valias do projecto Jangada Teatro.

A companhia tem vindo a destacar-se no panorama teatral português, tendo-se apresentado nas melhores salas de norte a sul de Portugal e no estrangeiro. O forte cariz de itinerância da Jangada Teatro e o intercâmbio regular com outras estruturas artísticas nacionais e internacionais reforçam a posição da companhia no contexto global do mundo do espectáculo.

A nível internacional tem marcado presença em Espanha, França, Lituânia, Grécia, Estados Unidos da América, Brasil, México e China.

Bilhetes disponíveis a 8 euros (4  euros c/ cartão Quadrilátero) na bilheteira, locais habituais e em https://TheatroCirco.bol.pt  . Pack Família: Desconto de 25% na compra de 4 ou mais ingressos para a mesma sessão