REGIÃO -
Trabalho de designer do Politécnico de Viana do Castelo é destaque em blogue de referência

O designer Tiago Mendes, ex-aluno dos cursos de design do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), viu publicado recentemente os seus projectos de iluminação no blogue inglês TDT- thedecotrendz, que divulga regularmente informações e inspirações sobre tendências de decoração, cuja autora trabalha com os melhores decoradores, arquitectos e designers de Londres, informa a instituição.

Sob o título ‘A Unique Lighting Project’ a bloguer refere-se aos candeeiros como um projecto de iluminação “muito exclusivo, ambiciosamente conceptualizado, e com uma perspectiva de design centrado na exploração do potencial de um material improvável”.

PUBLICIDADE

Os candeeiros são o resultado do trabalho de projecto que Tiago Mendes desenvolveu no âmbito do mestrado em Design Integrado a funcionar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Orientado pelos professores Ermanno Aparo e Manuel Ribeiro, o projecto parte de um desafio da empresa Value Optimized, Lda., que motivou o designer a criar produtos para a marca Stone Solutions, e se tornou parceira do projecto.

Esta marca representa um material que é composto por uma folha de pedra flexível, com a face 100% natural e uma base de suporte em resina.

Segundo o designer, com este objecto de iluminação pretendeu-se “realçar a capacidade de adaptação do material – folha de pedra – a formas complexas”.

Essas formas resultam de estruturas pré-concebidas que podem servir de ponto de partida para outras aplicações.

Os vários tipos de folha de pedra foram submetidos a experimentações que resultaram e evidenciaram inovadoras possibilidades de aplicação no campo da iluminação obtendo-se um efeito estético surpreendente.

Tiago Mendes trabalha actualmente como designer de moda e dedica seu tempo livre à criação de novos objectos de iluminação.