DE 18 A 20 DE MAIOTV e corrida de cavalos são novidades na Feira Franca de Amares

DE 18 A 20 DE MAIO
TV e corrida de cavalos são novidades na Feira Franca de Amares

A transmissão em directo do programa da RTP “Aqui Portugal” e o regresso de uma corrida de cavalos são dois dos principais destaques da edição deste ano da Feira Franca de Amares, que se realiza entre os dias 18 e 20 de Maio.

«Esta feira é já uma marca, um dos nossos eventos de referência. É um momento importante, que nos evidencia e diferencia», disse o presidente da Câmara, Manuel Moreira, durante a apresentação pública da iniciativa, que decorreu esta sexta-feira no Largo D. Gualdim Pais.

PUBLICIDADE

A organização, a cargo da Câmara Municipal de Amares e da Junta de Freguesia de Amares e Figueiredo, espera que o evento se abra a todo o concelho, cativando os amarenses e também visitantes do exterior.

«Não queremos que seja a Feira Franca da freguesia, mas sim do concelho. Este ano, procurámos manter o que consideramos que estava bem e trazer algumas novidades, procurando ter iniciativas para todas as faixas etárias», destacou o presidente da Junta, Paulo Brito.

 

PROGRAMA

O certame abre na tarde de sexta-feira, a partir das 15h00, com os tradicionais concursos de produtos locais, assim como dos derivados de laranja, destacando-se nesse primeiro dia a apresentação de um Plano Estratégico para o Desenvolvimento Estratégico de Amares feito em articulação com a Valoriza e a ATAHCA.

Para a noite, estão reservadas as actuações da AFA – Estudos Musicais, do Centro de Estudos Luís Capela e dos DJs Black Mouse, Jonh Mayze e Miguel Faria.

No sábado, a manhã integrará a feirinha promovida pelo Centro D. Gualdim Pais.

Entre as 14h00 e as 20h00, a RTP transmite o programa “Aqui Portugal” em directo, com vários cantores em palco e reportagens no espaço da feira, num momento que servirá para «afirmar a cultura de Amares», como explicou o vice-presidente da Câmara, Isidro Araújo.

«Teremos uma mostra do nosso artesanato, que inclui trabalhos em madeira, mas também em pedra, ferro forjado e olaria. Vamos continuar a aposta no vinho e na laranja, que têm uma marca muito forte neste evento», destacou.

À noite, além de um tributo a António Variações, actua o barcelense Jorge Loureiro.

O domingo abre com nova edição da “Rota da Laranja”, que este ano regressa ao programa da Feira Franca, e nova edição da caminhada solidária em favor do CAO Ser Igual, da Valoriza .

A tarde tem uma corrida de cavalos – uma novidade – nas imediações do ISAVE e o IV Festival de Folclore do Vale do Homem e Cávado, organizado em parceria com o Grupo Folclórico do Vale do Homem, que vai contar com todos os ranchos do concelho de Amares.

 

INVESTIMENTO COM RETORNO

O orçamento total da Feira Franca de Amares é de cerca de 50 mil euros, segundo Manuel Moreira, mas garante retorno.

«Este é um investimento que fazemos para mexer com a nossa economia. Não tenho dúvidas nenhumas que isso acontece, porque passa muita gente por cá nesses dias. Aliás, as casas de turismo rural estarão cheias», explicou.

Paulo Brito destacou também que o objectivo é que «todos os comerciantes presentes beneficiem» com a presença no certame.

«O retorno é para eles, não para nós. A nossa intenção é que todos saiam beneficiados», frisou.