REGIÃO - UMinho aposta no acolhimento por pares aos novos estudantes

REGIÃO -
UMinho aposta no acolhimento por pares aos novos estudantes

A Universidade do Minho (UMinho) apresenta, no próximo ano lectivo, um sistema inovador de acolhimento aos novos estudantes. Assim, diz a Reitoria, os actuais alunos, das várias áreas de saber leccionadas na UMinho e devidamente formados para o efeito, serão designados “embaixadores” e partilharão a responsabilidade de receber os novos colegas. Para além disso, a UMinho preparou um portal de carácter informativo para os novos alunos. Pretende-se com este programa “que os novos alunos se sintam informados e encaminhados para que possam ter um bom início de ano”.

Este modo de acolhimento, que resulta de um trabalho articulado entre a Reitoria, os Conselhos Pedagógicos das Unidades Orgânicas de Ensino e Investigação (UOEI’s), a Associação Académica (AAUM) e o programa de “Tutorias por Pares e Mentorias UMinho”, para além de “ajudar a uma melhor agilização dos processos na semana de matrículas, mostra, desde o primeiro dia, tudo o que um novo aluno deve saber ao chegar à faculdade”.

EMBAIXADORES

PUBLICIDADE

Os estudantes actualmente no 1.º ou 2.º anos de 1.º ciclos ou mestrado integrados podem candidatar-se a ser “embaixadores” e dar a conhecer a Universidade, os campi universitários e as suas unidades orgânicas.

Para isso, podem inscrever-se no portal sou.uminho.pt. Os seleccionados usufruem de formação específica em Setembro, a qual, terá reconhecimento no seu suplemento ao diploma de curso. Podem dar informações práticas aos novos colegas acerca do funcionamento de cada licenciatura.

Adicionalmente, a instituição pretende conferir um clima de “celebração” ao momento de chegada, com actuação de grupos culturais e animação desportiva.

PORTAL SOU.UMINHO.PT

Em paralelo, a UMinho lançou o portal (sou.uminho.pt) que disponibiliza as informações necessárias aos estudantes que chegam ou que vão chegar. Nele, têm acesso directo às questões da acção social, ao alojamento disponível, às refeições, e ao desporto. Também está agregada nesta página a informação relativa à oferta formativa.