AMARES – Unidade de Cuidados à Comunidade promove reflexão sobre “A Escola Mãe”

AMARES –
Unidade de Cuidados à Comunidade promove reflexão sobre “A Escola Mãe”

O Auditório Conde de Ferreira, em Amares, voltou a ser o local escolhido para a acolher o Encontro UCC Amares – Educação, Saúde e Cidadania, este ano subordinado ao tema “A Escola Mãe”.

A iniciativa promovida, pelo quarto ano consecutivo, pela Unidade de Cuidados na Comunidade de Amares, do ACeS Gerês Cabreira, em parceria com o Município de Amares, o Agrupamento de Escolas de Amares e a Secção Regional Norte da Ordem dos Enfermeiros, decorre entre esta quinta e sexta-feira, dando visibilidade ao trabalho desenvolvido no âmbito da Educação e Saúde.

PUBLICIDADE

Na sessão de abertura deste encontro, a vereadora da Educação do Município de Amares, Cidália Abreu, reforçou o «importante contributo que os temas que são objecto de partilha e de reflexão trazem aos profissionais da saúde e da educação envolvidos nesta iniciativa».

A ocasião foi partilhada com Nuno Oliveira, Director Executivo do ACeS Gerês Cabreira, Flora Monteiro, Directora do Agrupamento de Escolas de Amares, João Paulo Carvalho, Presidente do Conselho Directivo Regional da Ordem dos Enfermeiros, e Fernanda Pombal, Coordenadora da UCC Amares.

Este ano, o programa está organizado em cinco painéis e duas conferências, focando diferentes áreas da intervenção comunitária.

No primeiro dia, os dois painéis em destaque foram dedicados à “Deontologia em Debate: Reflexão ético-deontológica do exercício profissional do enfermeiro” e “A Escola de Hoje”, sendo que a conferência versou o tema “Autonomia e Flexibilidade Curricular”.

Na sexta-feira, o dia está reservado para a conferência “Oportunidades e desafios para o desenvolvimento das UCC” e para os painéis “Contratualização das Unidades Funcionais…O caminho faz-se caminhando”, “Testamento Vital e “Enfermagem de saúde Familiar: Os desafios do Enfermeiro Especialista”.

Há ainda a participação de comunicações livres e posters.