Minho. Universidade do Minho lança primeiras licenciaturas duplas do ensino superior público

A Universidade do Minho (UMinho) vai tornar-se a primeira instituição do ensino superior público português a disponibilizar licenciaturas duplas, uma nova modalidade formativa que permitirá aos estudantes obterem dois diplomas de licenciatura através de um único percurso académico.

A novidade integra a oferta para o ano letivo 2026/2027 e contempla cinco cursos: Economia+Gestão, Gestão+Negócios Internacionais, Economia+Negócios Internacionais, Física+Química e Matemática+Física.

As três formações na área das Ciências Económicas e Empresariais terão a duração de quatro anos, enquanto os cursos de Física+Química e Matemática+Física decorrerão ao longo de cinco anos. A licenciatura em Economia+Gestão disponibiliza 20 vagas, enquanto as restantes terão 10 vagas cada.

A Universidade do Minho explica que estas licenciaturas foram concebidas para combinar inovação pedagógica, interdisciplinaridade e eficiência, alinhando-se com modelos internacionais de formação superior e respondendo às exigências de um mercado de trabalho cada vez mais especializado e multidisciplinar.

Os planos curriculares foram desenhados para compatibilizar horários, avaliações e unidades curriculares, evitando redundâncias entre os dois cursos. No final da formação, os estudantes recebem dois diplomas de licenciatura reconhecidos em Portugal e no espaço europeu, podendo ainda beneficiar de oportunidades de mobilidade internacional.

Mais vagas no concurso nacional

Sob o lema “Mais perto do futuro”, a Universidade do Minho disponibiliza este ano 3.110 vagas no concurso nacional de acesso, mais 81 do que no ano anterior.

A oferta formativa inclui 64 cursos, distribuídos por 57 licenciaturas, cinco licenciaturas duplas e dois mestrados integrados.

Entre os cursos com maior número de vagas destacam-se Engenharia Informática (170), Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação (141), Medicina (122) e Direito (110).

As formações abrangem praticamente todas as unidades orgânicas da academia, incluindo as áreas da Engenharia, Ciências, Economia, Gestão e Ciência Política, Letras, Ciências Sociais, Arquitetura, Educação, Direito, Medicina, Enfermagem e Psicologia, sendo lecionadas nos campi de Braga e Guimarães.

Candidaturas começam esta segunda-feira

A primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior decorre entre 20 de julho e 6 de agosto, período durante o qual os candidatos poderão indicar até seis pares curso/estabelecimento por ordem de preferência.

Os resultados deverão ser conhecidos na segunda quinzena de agosto, seguindo-se a realização das matrículas online.

Na Universidade do Minho, a propina anual para estudantes nacionais mantém-se nos 697 euros, estando o início das atividades letivas marcado para 14 de setembro.

Com esta nova oferta, a instituição pretende reforçar a sua aposta em modelos de formação inovadores, proporcionando percursos académicos mais abrangentes e preparando diplomados com competências diferenciadas para responder aos desafios de um mercado de trabalho em constante transformação.

[email protected]