Utentes da Unidade Local de Saúde de Braga já podem ser hospitalizados em casa

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga deu início, em julho, à atividade da nova Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD), um modelo assistencial que “visa garantir cuidados hospitalares no conforto do lar, reforçando a proximidade, a humanização e o foco na pessoa”, anunciou esta segunda-feira a administração hospitalar.

Em comunicado, a ULS refere que esta modalidade está atualmente disponível para utentes residentes nos concelhos de Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho, Vila Verde e Terras de Bouro, desde que a residência se situe até 30 km ou 30 minutos de distância do Hospital de Braga.

“A Hospitalização Domiciliária (HD) é uma modalidade de internamento que segue os mesmos critérios clínicos, exigência e responsabilidade do internamento hospitalar convencional, mas com a particularidade de ser realizada no domicílio do utente. Esta abordagem permite que os utentes permaneçam no seu ambiente familiar, promovendo maior conforto, bem-estar e manutenção da sua autonomia”, explica o comunicado.

A UHD da ULS Braga conta com uma “equipa multidisciplinar altamente qualificada, garantindo acompanhamento clínico contínuo, com vigilância e capacidade de resposta permanente – 24 horas por dia, sete dias por semana”.

Na área hospitalar, a referenciação pode ser feita pelos serviços de internamento, consultas externas, hospitais de dia e serviço de urgência, por meio dos cuidados de saúde primários, ou externamente, por transferência de outros hospitais, sendo necessária a avaliação da equipa da UHD e a aceitação voluntária do utente e/ou da sua família/cuidador.

Para a integração neste modelo de cuidados, é necessário cumprir critérios clínicos e sociais específicos. Do ponto de vista social, os utentes devem: “aceitar voluntariamente (ou por meio de representante legal) integrar o programa; ter um cuidador disponível, em caso de dependência; dispor de condições básicas de habitabilidade e higiene no domicílio; e possuir um telefone ou telemóvel para contacto direto com a equipa da UHD”.

Em termos clínicos, a Hospitalização Domiciliária destina-se a utentes que necessitam de internamento, mas apresentam estabilidade clínica, ou a situações transitórias (doença aguda ou crónica agudizada) com comorbilidades passíveis de serem controladas no domicílio, de acordo com as boas práticas médicas.

“Entre os principais objetivos da UHD destacam-se: a melhoria da experiência do utente, mantendo a sua autonomia e permanência no ambiente familiar; a redução do risco de infeções associadas aos cuidados de saúde e de outras complicações hospitalares; a otimização da utilização das camas hospitalares e dos recursos clínicos; e o reforço da eficiência e sustentabilidade do sistema de saúde”, refere a ULS de Braga.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS