COVID-19 -
Vacinação vai acelerar, diz o Governo

O Secretário de Estado da Saúde disse esta quarta-feira que o ritmo de vacinação vai acelerar no país para se passar a administrar 100 mil vacinas contra a Covid-19 diariamente.

«Ontem [terça-feira] foi inoculada a vacina três milhões com uma redução de prazos muito significativa. Foram dois meses para dar o primeiro milhão, depois foram 33 dias para dar o segundo milhão e 19 dias para dar dos dois milhões aos três milhões», referiu Diogo Serra Lopes.

PUBLICIDADE

«O ritmo acelera à medida que chegam mais vacinas. Estou certo que o quatro milhão será [dado num período] menor do que os 19 dias entre o segundo e o terceiro milhão», sublinhou.

O Secretário de Estado da Saúde comentou, em Valongo, o arranque de programa de auto-agendamento que aconteceu na sexta-feira e para já se destina a pessoas com mais de 65 anos, que podem escolher “online” a data e o local para serem vacinados, através de um portal criado para o efeito.

«O auto-agendamento é absolutamente essencial para o acelerar do ritmo», referiu o governante, apontando que nos primeiros meses foram administradas 20 mil vacinas diárias, número que passou a 60 mil nas últimas semanas.

«E sabemos todos que temos de passar para as 100 mil vacinas diárias», apontou.