Valença liga iluminação de Natal na sexta-feira

A iluminação de Natal de Valença será ligada na sexta-feira, dia 28 de novembro, a partir das 18h00, marcando o arranque de uma programação que “despertará a magia que vai iluminar as noites valencianas durante 40 dias, até 06 de janeiro”.

No Jardim Municipal, o coreto transforma-se, uma vez mais, no palco onde tudo começa. Perante o espírito festivo que já invade a cidade, o presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, e os restantes vereadores darão início ao espetáculo luminoso. E quando pressionarem o botão, Valença acenderá o seu Natal.

Segundo o município, “dezenas de efeitos especiais, quilómetros de cabos e milhares de luzes darão vida a um cenário que promete maravilhar miúdos e graúdos. A iluminação artística estender-se-á pelos recantos da fortaleza e pelas avenidas centrais da cidade”.

“A imponente árvore multimédia do Jardim Municipal, com 24 metros de altura, que dança em luz e música voltará seguramente a ser um grande atrativo. O mágico túnel de luzes, na Rua da Oliveira, será um convite a percorrer junto à muralha, assim como o “spot” da Rotunda da Trapicheira. Com 12 metros de diâmetro, a estrela-guia iluminará a encosta como um farol de Natal, servindo de cenário para o presépio de troncos em tamanho real”, assegura a Câmra de Valença.

Logo a seguir ao acender das luzes, Valença receberá a tão Parada de Natal. O Pai Natal chegará num trenó puxado a cavalos, acompanhado por soldadinhos de chumbo, duendinas, duendes músicos e duendes malabaristas, personagens que parecem ter saltado diretamente de um conto natalício.

Este momento de acender as luzes acontece num dia especial em que arrancam, também, a Fortaleza de Chocolate, a Duendelândia e o Mercado de Natal. Uma vasta programação que contará, ainda, com concertos, a Exposição Coletiva de Presépios, a festa Olá 2026 – Passagem de Ano e a Cavalgata Internacional de Reis.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS