AMARES – Valoriza leva projecto amarense a encontro nacional de projectos premiados

AMARES –
Valoriza leva projecto amarense a encontro nacional de projectos premiados

Entre os dias 20 e 21 de Janeiro, a equipa técnica da Valoriza ligada ao projecto “[email protected]ízes.com” – antigo Luz de Presença – foi convidada a deslocar-se à Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, para apresentar o trabalho desenvolvido nesse projeto, que foi um dos premiados no concurso de Inovação Social dessa fundação.

Outro dos objectivos deste encontro foi o de obter formação com especialistas nacionais e internacionais, com vista a desenvolver o trabalho proposto.

PUBLICIDADE

O “[email protected]ízes.com” é numa versão melhorada do actual Luz de Presença, mantendo a base de actuação, freguesia a freguesia, que tem vindo a trabalhar dinâmicas de envelhecimento saudável nas freguesias do concelho de Amares, em colaboração com as Juntas de Freguesia aderentes e do Município.

Entre as novidades que agora avançam está uma biblioteca itinerante, que terá serviços de leitura e de internet móvel, numa viatura que será adaptada para o efeito, além da adesão de novos parceiros, como são os casos do ACES Gerês Cabreira e do ISAVE.

Com 132 entidades candidatas a nível nacional, o [email protected], da Valoriza, foi um dos 16 projectos escolhidos pelo júri da Fundação Calouste Gulbenkian, reconhecido como boa prática de “ageing in place” (envelhecimento na comunidade), obtendo graças a essa distinção um financiamento de 55 mil euros para os próximos três anos de projecto.