Vem aí instabilidade no tempo, mas a manhã ainda vai ver ‘sorrir’ o sol por entre nuvens e chuviscos

Terça-feira desperta com algumas nuvens, chuviscos intermitentes e até uns tímidos raios de sol, que vão fazer algumas aparições durante a manhã. Porém, o dia termina com chuvas fortes e persistentes, que colocam o Minho sob aviso amarelo, a partir do fim da tarde, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Este será um dia de transição para horas de instabilidade atmosférica. Depois das tréguas meteorológicas do último fim de semana, a chuva deverá regressar já esta terça-feira, dia 11, intensificando-se na quarta-feira, sobretudo na região do Minho.

É que o Minho vai começar já hoje a sentir os efeitos de uma frente fria associada à Depressão Cláudia que vai atingir Portugal continental e o arquipélago da Madeira com mais força na quarta-feira.

Será a terceira depressão atlântica de grande impacto da temporada, trazendo chuva intensa, trovoadas e vento forte.

De acordo com a Meteored Portugal, a situação mais complicada deverá ser sentida na Madeira e nos distritos de Viana do Castelo, Braga e Porto, que se encontram sob aviso amarelo devido à persistência da precipitação.

Também foram emitidos avisos amarelos por agitação marítima para os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga, válidos até às 15h00 de quarta-feira.

A depressão será acompanhada de vento forte, com rajadas que poderão atingir os 80 quilómetros por hora nas terras altas.

Apesar da instabilidade, as máximas vão rondar os 20 e os 22 graus em todo o país e as mínimas vão variar entre os oito e os 13 graus.

Com intensidade ainda incerta, a chuva deverá manter-se ao longo da semana, prolongando-se até ao fim de semana.

[email protected]

ÚLTIMAS NOTÍCIAS