CULTURA -
Vem aí uma biografia ilustrada sobre António Variações

O jornalista Bruno Horta é o autor de uma biografia ilustrada sobre o cantor amarense António Variações, que será editada esta semana e revela uma nova interpretação da vida do artista.

«O António Variações tem sido entendido como um artista que se expressou de forma criativa, que tinha definido um objectivo e que se inseria numa espécie de abertura cultural e estética que houve no início da década 1980, em Lisboa, sobretudo. E penso que isso não é inteiramente assim», disse Bruno Horta à Lusa.

PUBLICIDADE

O jornalista foi desafiado pela Suma de Letras a escrever uma biografia sobre António Variações, para se juntar a outros títulos já lançados pela editora, pensados para jovens e adultos, e dedicados, por exemplo, ao guitarrista Zé Pedro e ao cantor Freddy Mercury.

Segundo Bruno Horta, Variações «procurou a expressão artística como algo fundamental para si, não inserido numa corrente estética nem em algo que pudesse ser visto».

Com ilustrações de Helena Soares, “António Variações – Uma biografia” é «uma leitura possível sobre os factos» da vida do músico, narrados ao longo de 140 páginas.