REGIÃO

REGIÃO -
Viana de Castelo pede a Eduarda Cabrita novo posto da GNR em Lanheses

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Câmara de Viana do Castelo propôs ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, a construção de um novo posto da GNR na freguesia de Lanheses.

Em comunicado, a autarquia afirma que depois de ouvi o presidente da Junta de Freguesia de Lanheses e o comandante Territorial da GNR de Viana do Castelo, “e atendendo à área de intervenção e às missões que estão atribuídas a este posto e que abrangem onze freguesias, o executivo entende que as actuais instalações operacionais já não dão resposta aos desafios actuais e futuros que estão sob a alçada da GNR”.

O presidente da Câmara informou Cabrita, que o município disponibiliza, para este fim, o terreno necessário para a instalação do novo equipamento, bem como uma comparticipação financeira de 50% para a construção, “por entender que a segurança de pessoas e bens é um imperativo”.

PUBLICIDADE

“O município de Viana do Castelo considera essencial assegurar e promover a segurança interna das populações, bem como apoiar as boas condições de funcionamento e operacionalidade do Posto Territorial da GNR em Lanheses, atendendo a que as actuais instalações são precárias e já não asseguram as melhores condições operacionais e logísticas para as missões da GNR”, lê-se na proposta de protocolo aprovada em reunião ordinária do Executivo.

PROTOCOLO

Deste modo, “o executivo municipal propõe ao Ministério da Administração Interna e ao Comando Nacional da GNR a celebração de um Protocolo de Colaboração Técnico Financeiro para a construção do novo Posto Territorial da GNR em Lanheses, disponibilizando o Município de Viana do Castelo para o efeito o terreno necessário ao equipamento, em regime de direito de superfície, e a colaboração financeira de 50% dos custos da construção do equipamento e a execução total dos arranjos exteriores”.

O Posto Territorial da GNR de Lanheses abrange as freguesias de Lanheses, União de Freguesias de Geraz do Lima, União de Freguesias de Torre e Vila Mou, União de Freguesias de Nogueira, Meixedo e Vilar de Murteda e Freguesia da Montaria, com uma área aproximada de 102,14 km2 e 7.130 habitantes de acordo com os Censos de 2011.

A autarquia adianta ainda que o posto da GNR de Lanheses entre 2018 e 2020 teve um número de efectivos de 14 unidades, entre guardas, cabos e sargentos e um número de três viaturas de apoio operacional. 

As acções e missões deste posto vão desde o patrulhamento, prevenção e combate à criminalidade contra as pessoas, contra o património, contra a sociedade e contra o Estado, prevenção rodoviária e vigilância florestal.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS