REGIÃO -
Viana do Castelo celebra Festas d’Agonia com conteúdos na rua

As Festas d’Agonia, em Viana do Castelo, vão ser celebradas em formato digital, através do site oficial, das redes sociais, mas também através da rádio e da televisão, além de exposições em ruas emblemáticas da cidade com fotografias dos diferentes icónicos quadros da festa.

«Mais do que em qualquer outro momento em perto de três séculos de história, a festa deste ano é para ser sentida. Sentir as Festas d’Agonia vai ser a principal mensagem que queremos transmitir. Será vivida com o mesmo sentimento, devoção e dedicação, mas à distância», refere, em comunicado, o presidente da comissão de festas da Senhora d’Agonia, António Cruz.

A cidade não vai festejar nas ruas, pela primeira vez em 248 anos, os números emblemáticos da Romaria d’Agonia devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

PUBLICIDADE

Os “QR Code” (códigos de barras bidimensionais ), com conteúdos multimédia e uma plataforma digital, serão colocados nos pontos principais da festa, permitindo visualizar no telemóvel os quadros emblemáticos que, habitualmente, se realizam nos locais onde forem instalados os códigos e que ficarão disponíveis numa página de Internet que será criada para o efeito.

«Apesar de ser uma festa única, para sentir à distância, vamos ter “QR Code” nos sítios e pontos emblemáticos, para permitir a quem por lá passa descarregar os conteúdos multimédia sobre o mesmo, como o cortejo ou a preparação dos tapetes de floridos», sublinhou António Cruz.

As Festas d’Agonia decorrem de 19 a 23 de Agosto.