Vieira do Minho celebra 25 de Abril com homenagens, música e sessão solene

O município de Vieira do Minho assinala, no próximo dia 25 de abril de 2026, o aniversário da Revolução dos Cravos com um programa comemorativo que inclui cerimónias oficiais, momentos musicais e homenagens.

As iniciativas têm início às 09h45, com a receção dos convidados, seguindo-se, às 10h00, o hastear das bandeiras, num momento que contará com a participação da Sociedade Filarmónica de Vieira do Minho, da Guarda de Honra dos Bombeiros Voluntários e da Polícia Municipal.

Pelas 10h15, realiza-se uma homenagem aos combatentes vieirenses e aos militares de Abril, com deposição de uma coroa de flores junto ao monumento evocativo. A cerimónia incluirá a interpretação do “Hino do Silêncio”, pelo Conservatório de Música de Guimarães – Polo de Vieira do Minho, com o trompetista Artur Oliveira.

Após uma pausa, o programa prossegue às 10h45, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a sessão solene. Durante a cerimónia, o Mestre Adelino Ângelo será distinguido com a Medalha de Honra do Município – Grau Ouro.

A sessão contará com intervenções do presidente da Assembleia Municipal, António Lobo Gonçalves, dos líderes dos grupos municipais e do convidado de honra, o Tenente-General Luís Nelson Santos, que abordará o tema “25 de Abril Sempre”.

Seguir-se-á a intervenção do presidente da Câmara Municipal, Filipe de Oliveira, sendo o encerramento marcado por um momento musical com a interpretação de “Grândola, Vila Morena”, símbolo maior da Revolução de Abril, pelo Conservatório de Música de Guimarães – Polo de Vieira do Minho, acompanhado ao piano por Duarte Varrecoso.

As comemorações culminam às 14h00, nos Paços do Concelho, com um encontro de bandas filarmónicas da região, promovendo um momento de convívio e celebração coletiva.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS