A Feira do Fumeiro de Vieira do Minho regressa entre os dias 30 e 31 de janeiro e 1 de fevereiro para a sua 18.ª edição, com a expectativa de escoar cerca de 25 toneladas de fumeiro e um programa de animação que inclui concertos de José Malhoa e dos Amigos da Sobreposta, além da manutenção das tradicionais chegas de bois e oficinas artesanais.
A apresentação do certame decorreu esta quarta-feira, em conferência de imprensa, onde o presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, Filipe Oliveira, destacou a redução do investimento municipal para cerca de 60 mil euros, metade do valor de edições anteriores, sublinhando, contudo, que as expectativas se mantêm elevadas. “O objetivo é fazer mais com menos dinheiro e esperamos escoar todo o produto”, afirmou o autarca.
Segundo Filipe Oliveira, o evento continuará a apostar na valorização do que considera ser “o melhor fumeiro do Minho”. “O fumeiro de Vieira do Minho distingue-se pelo seu tempero único e pela preservação das práticas artesanais tradicionais, conquistando consumidores que reconhecem a sua elevada qualidade”, referiu.
A feira contará com a participação de 23 produtores de fumeiro e dois produtores de queijos e vinhos, oriundos dos concelhos de Vieira do Minho (11 produtores), Cabeceiras de Basto (seis) e Montalegre (seis). Para além do fumeiro, o certame integra cerca de 30 produtores locais de artesanato, cobre, bordados, produtos hortícolas, vinhos verdes e queijos, reforçando a promoção da economia e dos produtos endógenos da região.
De acordo com o autarca, a Feira do Fumeiro pretende não só divulgar a qualidade dos produtos locais, mas também “dinamizar a economia local e promover Vieira do Minho”, mantendo uma forte ligação às tradições culturais, como as chegas de bois, o folclore e as oficinas tradicionais.
ANIMAÇÃO
A animação musical ficará a cargo da banda Impaktus, no dia 30 de janeiro, de José Malhoa, no dia 31, e dos Amigos da Sobreposta, no dia 1 de fevereiro.
Durante a apresentação, Filipe Oliveira revelou ainda que o município está a estudar a eventual certificação do fumeiro de Vieira do Minho, com o objetivo de reforçar a notoriedade e a valorização do produto. “Estamos a perceber o caminho a seguir. Será um incremento importante, talvez em 2028”, concluiu.




















