REGIÃO (Vieira do Minho)

REGIÃO (Vieira do Minho) -
Vieira do Minho vai caminhar pelo património natural e religioso

Vieira do Minho vai caminhar pelo património natural e religioso local no próximo dia 24 de março. Uma caminhada no âmbito do projeto “A Serra da Cabreira em Família” e convida os amantes da natureza e do património cultural a conhecer o Santuário de N. Sra. da Fé e a sua majestosa envolvente natural.

Esta iniciativa inicia pelas 10h junto ao Santuário de Nossa Senhora da Fé e segue até ao baloiço de Eira Vedra. Esta é uma pequena rota circular de 5.8 km que irá percorrer diversos trilhos e caminhos de montanha, e cruzar com várias nascentes de água.

Ao longo desta caminhada, os participantes serão ainda brindados com estonteantes vistas panorâmicas quer sobre a imponente Serra do Gerês, quer sobre a vila de Vieira do Minho e a Albufeira do Ermal.

PATRIMÓNIO

O Santuário de Nossa Senhora da Fé está situado no meio da encosta sul da Serra de Cantelães, no topónimo apelidado de Monte de Santa Cecília, data de 1759 e acolhe anualmente a maior Peregrinação Arciprestal do concelho.

Nas imediações do Santuário existe um cruzeiro com cerca de 20 m de altura e 6 m de base. Este foi construído entre 1974 e 1975 com ofertas dos emigrantes devotos de Nossa Senhora da Fé. Espalhadas por todo o recinto, existem ainda inúmeras nascentes de água. De salientar uma fonte cuja água brota de dentro de um enorme penedo.

‘SERRA DA CABREIRA EM FAMÍLIA’

O projeto “A Serra da Cabreira em Família” destina-se a toda a família ou amigos que

gostam da natureza e do património cultural, e que procuram trilhos mais acessíveis e de curta duração.

Nesta segunda edição, que decorre desde outubro, são propostos mensalmente vários locais emblemáticos que levam a descobrir miradouros, paisagens únicas, levadas, património arquitetónico e arqueológico, bem como a história e a cultura Vieirense através de rotas circular com extensão máxima de 7 km.

A participação na caminhada é gratuita mas requer inscrição prévia obrigatória através do link https://bit.ly/3v9xFjr .

[email protected]

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS