REGIÃO -
Vila do Gerês, Bacalhau à Braga e Galo de Barcelos entre os vencedores Prémio Cinco Estrelas Regiões 2020

A Vila do Gerês, o Bacalhau à Braga e o Galo de Barcelos conquistaram a edição deste ano do Prémio Cinco Estrelas Regiões, referente ao distrito de Braga, respectivamente nas categorias Reservas/Paisagens/Barragens, Cozinha Tradicional Portuguesa e Artesanato.

Entre os sete vencedores regionais, estão ainda o Castelo de Guimarães (Monumentos Nacionais), a Praia de Apúlia (Praias), Pudim Abade de Priscos (Doçaria Regional) e o Vinho Verde, na categoria Produtos Tradicionais Portugueses.

Os prémios foram atribuídos com base de um estudo de mercado massificado junto de uma amostra representativa da população portuguesa de 313.450 indivíduos

PUBLICIDADE

A 3.ª edição do Prémio distinguiu os principais recursos patrimoniais dos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança e Porto. Praias, Cozinha Tradicional Portuguesa, Doçaria Regional e Monumentos Nacionais foram algumas das categorias vencedoras. Foram distinguidos 106 ícones regionais de interesse nacional em todo o país.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões é um sistema de avaliação que distingue marcas, produtos e serviços de grande relevo regional, assim como os principais recursos patrimoniais que caracterizam e valorizam o país.

Baseado no conceito e sistema de avaliação Cinco Estrelas, este prémio pretende, entre outros, identificar o que de melhor existe em Portugal ao nível de recursos naturais, gastronomia e vinhos, arte e cultura, monumentos e património, aldeias, vilas de cidades e outros ícones de referência e interesse nacional.

A eleição é definida pelo grau de satisfação global dos consumidores alvo, tendo em conta os principais critérios que influenciam a sua decisão de compra ou adesão.

Através de um inquérito nacional, com nomeações directas pela população, são também identificados os ícones regionais de referência nacional mais relevantes para os portugueses, ao nível de elementos culturais, recursos naturais, monumentos e património, aldeias/vilas e cidades, gastronomia e produtos naturais e típicos do nosso país.