COVID-19 -
Visitas a lares retomadas a partir de 18 de Maio

As visitas a lares podem ser retomadas a partir da próxima segunda-feira, dia 18 de Maio, com agendamento prévio e o cumprimento de várias medidas de segurança determinadas pela Direcção-Geral de Saúde (DGS).

As visitas devem ser realizadas com hora marcada e tempo limitado, não devendo exceder os 90 minutos. Numa primeira fase, cada utente deverá ter apenas um visitante, uma vez por semana.

PUBLICIDADE

A instituição deverá ter um plano para a operacionalização das visitas e um responsável pelo processo, garantindo o agendamento prévio das visitas e a respectiva higienização e manutenção de distanciamento físico.

Será necessário manter um registo de visitantes por data, hora, nome, contacto e residente visitado.

«[A instituição] deve garantir que a visita decorre em espaço próprio, amplo e com condições de arejamento (idealmente, espaço exterior), não devendo ser realizadas visitas na sala de convívio dos utentes ou no próprio quarto, excepto nos casos em que o utente se encontra acamado», refere a orientação da DGS.

As pessoas com sintomas de Covid-19 ou que tenham tido contacto com caso suspeito ou confirmado da doença não devem realizar ou receber visitas.

Os visitantes deverão usar máscara, preferencialmente de tipo cirúrgica, e não poderão levar objectos pessoais, alimentos ou outros produtos para os utentes a visitar.

As visitas a lares estão suspensas desde 8 de Março.