CULTURA

CULTURA -
Visitas guiadas dão a conhecer tesouros e maravilhas do barroco em Braga

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

O barroco e o rococó são marcas distintivas de Braga, estando bem presentes nas fachadas das igrejas, palacetes e outros edifícios, mas também na decoração do seu interior, nos imponentes jardins e na monumentalidade das fontes da cidade. Não é por acaso que Braga é considerada a ‘Capital do Barroco’ em Portugal.

Com o objectivo de promover, valorizar e preservar este património de enorme valor cultural e histórico, decorre, no âmbito da ‘Braga Barroca’, entre 28 de Setembro e 2 de Outubro, um ciclo de visitas guiadas às ‘Maravilhas do Barroco Bracarense’.

Ao longo dos cinco dias, sempre pelas 17h30, os visitantes têm a oportunidade de percorrer um itinerário repleto de exuberância e grandiosidade, numa experiência única que ficará na memória de todos.

De participação livre e gratuita, as visitas guiadas têm inscrição obrigatória através do link cmcultura.eventbrite.com

As visitas guiadas na cidade têm como ponto de encontro a Fonte Luminosa. Os roteiros irão percorrer espaços como a Praça da República, Basílica dos Congregados, Palácio do Raio, Largo Carlos Amarante, Praça do Município, Igreja do Pópulo, Museu dos Biscainhos, Arco da Porta Nova, Casa Cunha Reis, Igreja da Misericórdia e Biblioteca Pública.

No sábado, 1 de Outubro, a visita guiada decorre no Mosteiro de Tibães.

Conciliar visitas guiadas ao património, a elaboração de itinerários potenciadores de touring cultural autónomo, a dinamização de diferentes modalidades nos espaços patrimoniais recorrendo ao storytelling, permite apoiar a fixação da atenção em experiências que articulam a vivência recreativa do objecto cultural.

Permite ainda ao turista vivenciar o património, recorrendo aos diversos sentidos, de uma forma mais holística, amplificando a sua experiência.

“Estes são os principais desígnios que se pretendem alcançar com a dinamização destas actividades. Hoje, mais do que nunca, a conciliação do Cultura, Património e Turismo são factores diferenciadores da política cultural de Braga”, sintetiza a autarquia.

As visitas guiadas da Braga Barroca culminam com os concertos, proporcionando “experiências verdadeiramente enriquecedoras”.

Toda a programação AQUI.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS