PAÍS -
“Wiki Loves Monuments” quer «fotografar todos os monumentos de Portugal e colocá-los na Wikipédia» 

A “Wikimedia Portugal” volta a organizar, no presente mês de Setembro, juntamente com organizações de todo o mundo, «o maior concurso mundial de fotografia», que tem como objectivo «angariar fotografias do património edificado em todo mundo, sob uma licença livre, de modo a que fiquem acessíveis a todos nos projectos Wikimedia e possam ilustrar os respectivos artigos enciclopédicos na Wikipédia, assim como servir outros fins educativos».

O concurso teve a sua primeira edição em 2010, apenas nos Países Baixos, conseguindo angariar cerca de «12 500 fotografias de 8 000 monumentos. Em 2011, o concurso a nível europeu contou com a participação de Portugal pela primeira vez, com mais de 16 000 fotos de monumentos portugueses a concurso. Desde então, o projeto ajudou a recolher informação sobre 1,5 milhões de monumentos, em 76 competições nacionais, com mais de 1,7 milhões de imagens carregadas por cerca de 60 000 participantes, somando-se a todo o conhecimento humano já recolhido na Wikipédia», pode ler-se em nota enviada. 

«MAIS DE 40 PAÍSES ADERENTES DE TODO O MUNDO»

PUBLICIDADE

Este ano, a acção estende-se por mais de 40 países aderentes de todo o mundo e decorre em duas fases distintas; numa primeira fase são selecionados e premiados os vencedores nacionais; numa segunda fase selecionam-se os vencedores entre os melhores de cada país. 

“MONUMENTOS VIVOS”

A edição de 2020 em Portugal conta com uma novidade: a inclusão de Monumentos Vivos , ou Árvores de Interesse Público como integrantes das listas de objectos a serem fotografados. Árvores classificadas na Região Autónoma dos Açores estavam já incluídas a concurso, mas este ano expandiu-se os critérios para incluir também estes itens em Portugal Continental, estando-se a trabalhar para reunir os itens da Madeira. Esta inclusão permite que os fotógrafos participantes diversifiquem os objectos retratados, e despertar a curiosidade dos cidadãos para a história viva contada por estas árvores».

COMO CONCORRER E PRÉMIOS

As fotos devem ser da autoria dos concorrentes e poderão ser submetidas entre 1 a 30 de Setembro de 2020, no link disponível no site ( www.wikilovesmonuments.org.pt ). Cada concorrente pode submeter quantas fotografias quiser, havendo prémios para as três melhores fotos, vales de compras no valor de 600, 400 e 200 euros, respectivamente, ficando ainda habilitado a um prémio caso submeta o maior número de imagens de monumentos diferentes ainda sem fotografia no Wikimedia Commons. 

Em nota enviada, o Presidente da Wikimedia Portugal, Gonçalo Themudo, destaca que «num ano fora do normal, espero que as pessoas se empolguem por fazer uma visita pelas nossas cidades, vilas e aldeias e descobrir, ou redescobrir, os nossos monumentos».

“É uma oportunidade para as pessoas se conectarem com o seu património, partilharem fotografias de monumentos portugueses de um modo duradouro, complementando o conteúdo já existente na Wikipédia e outros projectos de partilha de conhecimento com licenças livres», acrescenta um dos coordenadores do projecto.

Para mais informações em como participar, júri e prémios, consulte o site www.wikilovesmonuments.org.pt 

“WIKIMEDIA PORTUGAL”

A Wikimedia Portugal (WMPT) é uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção do conhecimento livre em Portugal através dos projectos mantidos pela Wikimedia Foundation, nomeadamente a internacionalmente conhecida enciclopédia online Wikipédia ( www.wikipedia.org ), um dos sites mais visitados em todo o mundo, do repositório de imagens Wikimedia Commons ( commons.wikimedia.org ), e da base de dados estruturados Wikidata ( www.wikidata.org ).