Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Um ano depois -
Barco de Rio Caldo já navega, reparado e legal –

Um ano depois o Barco Rio Caldo está pronto a navegar. Reparado e legal. Na viagem inaugural com os jornalistas, o Presidente da Câmara de Terras de Bouro deu conta de todo o processo que permitiu que a embarcação não estivesse mais um Verão parada. Inicialmente com um custo de reparação a rondar os 100 mil euros que passava pela compra de uns motores novos, o Executivo conseguiu baixar o orçamento para 33 mil euros: «em vez de motores novos, conseguimos que uma empresa, a Auto-Sueco, reparasse os motores e ainda nos desse garantias que em caso da avaria procedesse à sua reparação», referiu Manuel Tibo. Com 53 lugares, o barco estará disponível para viajar o ano todo, com bilhetes a seis euros para adultos, quatro para seniores e crianças até aos cinco anos grátis.

Ler mais

EM S. VICENTE DO BICO - -
Está quase a começar a Festa do Emigrante 2018 em S. Vicente do Bico

A Freguesia de S. Vicente do Bico vai organizar, nos dias 3, 4 e 5 de Agosto, no Largo do Sobreiro, a Festa do Emigrante 2018. O retorno às suas terras daqueles que estão fora todo o ano não poderia ser assinalado de outra forma, com uma festa que promete animação do início ao fim, composta por uma programação extensa e para todos os gostos.

Ler mais

Festas em honra de S. Brás entre 2 e 6 de Agosto -
Cortejo etnográfico, espaço jovem e fogo piro-musical novidades nas Festas Concelhias de Terras de Bouro

São três as novidades das Festas concelhias em honra de S. Brás, em Terras de Bouro, que vão decorrer entre os dias 2 e 6 de Agosto. O cortejo etnográfico concelhio, um espaço jovem e uma sessão de fogo piro-musical vão se juntar às atracções musicais, este ano, a cargo dos GNR, Calema e Hélder Baptista. O Presidente da Câmara espera que «as festas concelhias continuem a ser um pólo de convívio entre os terrabourenses e num mês onde os e(i)migrantes regressam à sua terra». Uma das preocupações de Manuel Tibo foi reduzir o orçamento das festas que, este ano, sofreu um corte. «Quisemos um programa que dignificasse o Concelho, sem entrar em estravagâncias e com custos inferiores a 2017», disse o autarca na conferência de imprensa desta manhã.

Ler mais

POLÍTICA – -
Mário Paula representa JSD Amares na Universidade de Verão

O lagoense Mário Paula, militante da Juventude Social-Democrata (JSD) de Amares, foi um dos 100 jovens de todo o país selecionados para a Universidade de Verão, que vai decorrer de 3 a 9 de Setembro, em Castelo de Vide.

Segundo os social-democratas, trata-se da «maior acção de formação política organizada em Portugal».

A iniciativa é dinamizada pelo PSD, pela JSD, pelo Instituto Francisco Sá Carneiro e pelo PPE – Partido Popular Europeu.

«Durante uma semana, numa jornada de estudos intensivos, trabalham em conjunto uma selecção de jovens quadros de elevado potencial e um naipe de formadores e oradores de grande qualidade», explica a organização.

A JSD Amares volta a estar representada, após a presença de Hugo Martins, presidente da “jota” amarense, em 2016.

BRAGA - -
Natureza Sob Investigação no Parque da Ponte

No próximo dia 4 de Agosto, pelas 11 horas, a ciência está de regresso à Estufa do Parque de S. João da Ponte com mais uma sessão do projecto NSI – Natureza Sob Investigação, com o tema ‘Ciência Na Natureza’.

A iniciativa é especialmente dirigida às crianças da faixa etária entre os 4 e os 12 anos. O projecto tem como objectivo estimular o gosto das crianças e jovens pela ciência, através da realização de actividades e experiências científicas num contexto lúdico.

Recorde-se que este projecto é uma iniciativa promovida pelo município em parceria com ‘O Laboratório da Li’.

Nas sessões do NSI as crianças devem fazer-se acompanhar por um adulto.

A participação é gratuita, mediante inscrição prévia através do link https://goo.gl/PN9fTW

REGIÃO – -
CIM Cávado debateu oportunidades e dificuldades na gestão da floresta minhota

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado e a Agência de Energia e do Ambiente do Cávado promoveram uma sessão sob o tema ‘Oportunidades e Dificuldades na Gestão da Floresta no território do Cávado / Minho’A sessão, que decorreu nas instalações da CIM Cávado, foi aberta pelo presidente do Conselho Intermunicipal do Cávado, Ricardo Rio, o tema foi apresentado por Luís Braga da Cruz na qualidade de Presidente da Direção da ‘Forestis – Associação Florestal de Portugal’.

Na abertura da sessão, Ricardo Rio, também presidente da Câmara de Braga, salientou “a relevância do tema e do momento em que o evento ocorria, numa conjuntura de grande pressão sobre a floresta”, e o facto da sessão ter sido suscitada por um propósito partilhado entre o Conselho Executivo e a Assembleia Intermunicipal do Cávado.

Já Luís Braga da Cruz começou por apresentar a Forestis enquanto associação de produtores florestais “muito experiente e muito capacitada, e com muito trabalho de grande relevância realizado na região”.

Abordou ainda a importância estratégica do associativismo Florestal especialmente nos territórios do minifúndio, do cadastro florestal, e fez a apologia das ZIF – Zona de Intervenção Florestais na perspectiva da rentabilização da actividade florestal, especialmente na promoção da gestão florestal integrada e também no acesso aos fundos públicos com origem no Portugal 2020.

Luís Braga da Cruz teceu diversas considerações sobre a “certificação florestal”, como “figura desejável e até urgente para o sector”, porque “facilita aos produtos da floresta o acesso aos mercados nacionais e estrangeiros mais exigentes, acrescentado sempre valor ao produto”.

No encontro ficou sublinhado que “a floresta é um factor decisivo no futuro da sociedade portuguesa, enquanto espaço multifuncional de muito elevado valor ambiental e económico, com dimensão geradora de emprego e de economias locais muito importantes. É também o elemento que mais e melhor compõe a paisagem, especialmente a riquíssima paisagem do Minho”.

Participaram na sessão o presidente da Assembleia Intermunicipal Joaquim Barbosa, vereadores com o pelouro da Floresta, diversos deputados intermunicipais, representantes dos Gabinetes Técnicos Florestais dos municípios do Cávado, da Associação Florestal do Cávado, da AEAC e da CIM, e de diversas instituições locais e regionais.

Na sessão de encerramento o primeiro secretário executivo da CIM, Luís Macedo, anunciou para breve a constituição de um Gabinete Florestal Intermunicipal que “garantirá o reforço da cooperação estratégica na gestão e reorganização das responsabilidades municipais relativamente à floresta”.

CRIME - -
PJ de Braga ‘apanha’ na Suíça condenado por tráfico de droga

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve, na Suíça, um homem de 51 anos para cumprimento da pena de dois anos e meio de prisão a que fora condenado por tráfico de estupefacientes, revela aquela força, esta segunda-feira.

Em comunicado, a PJ refere que os factos ocorreram em 2006, na zona de Guimarães, tendo na altura sido apreendidos bens e objectos relacionados com aquela actividade criminosa.

O homem foi condenado a dois anos e meio de prisão, pena que agora começou a cumprir, depois de ter sido ‘apanhado’ na Suíça, no cumprimento de um mandado de detenção europeu

O detido, de nacionalidade francesa, foi entregue, na sexta-feira, no Estabelecimento Prisional de Lisboa.

EM SANTA MARIA DE BOURO E CALDELAS - -
Banda Filarmónica de Santa Maria de Bouro vai organizar dois Concertos de Verão

A Banda Filarmónica de Santa Maria de Bouro vai apresentar à população dois concertos de Verão, um em Santa Maria de Bouro, no dia 10 de Agosto, pelas 21h45, em frente ao Mosteiro, e o segundo no centro da Vila de Caldelas, inserido no programa de animação termal, no dia 11 de Agosto, pelas 21h30.

Ler mais