Pelo terceiro ano consecutivo, a Gerês Equi’desafios e o Hotel de São Bento da Porta Aberta marcam presença, com stand próprio, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a maior feira de turismo realizada em Portugal, que decorre de 13 a 17 de Março, na FIL.
Dia: 13 de Março, 2019
REGIÃO -
Ponte de Lima presente na Bolsa de Turismo de Lisboa 2019
O Concelho de Ponte de Lima marca presença no maior evento turístico organizado em Portugal, a BTL – Feira Internacional de Turismo de Lisboa. A parir desta quarta-feira, 13 de Março, o salão de referência para a indústria do turismo nacional decorre até domingo, 17 de Março, na FIL, em Lisboa.
TERRAS DE BOURO –
Fim-de-Semana Gastronómico regressa este mês
Os Fins-de-Semana Gastronómicos, iniciativa conjunta do Turismo do Porto e Norte de Portugal e dos municípios que promovem a região através da gastronomia, registarão, mais uma vez, a participação de Terras de Bouro.
REGIÃO -
Novo tribunal de Guimarães vai custar 10,5 milhões de euros
O novo tribunal de Guimarães está orçado em cerca de 10,5 milhões de euros e vai nascer na freguesia de Mesão Frio. A obra tem de arrancar no prazo máximo de três anos.
NACIONAL -
Enfermeiros em greve de 2 a 30 de Abril
O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) informou, esta quarta-feira, que os enfermeiros vão estar em greve total entre os dias 2 e 30 de Abril, em todo o país. O pré-aviso indica que a greve arrancará às 8h00 do dia 2 e termina às 24h00 do dia 30.
CULTURA -
Orquestra Filarmónica Portuguesa actua esta sexta-feira no Theatro Circo
O Theatro Circo acolhe, esta sexta-feira, pelas 21h30, na sala principal, o concerto sinfónico com obras de Mozart e Beethoven da Orquestra Filarmónica Portuguesa. Ao piano estará a intérprete Fuzjko Hemming e o concerto, com a duração prevista de 1h10, será dirigido pelo maestro Tobias Gossman.
TERRAS DE BOURO –
Banda de Carvalheira assinala Dia da Banda
Uma missa na Igreja Paroquial, seguida de romagem ao cemitério, marca o início das comemorações do Dia da Banda Musical de Carvalheira, que comemora 180 anos. A iniciativa, que inicia às 14h30, integra ainda um concerto musical, no novo Centro de Convívio da freguesia. A entrada é livre.
AMARES –
Directora da Licenciatura em Enfermagem do ISAVE apresenta livro esta quinta-feira
A Directora de Curso da Licenciatura em Enfermagem do ISAVE – Instituto Superior de Saúde, Lígia Eduarda Monterroso, apresenta esta quinta-feira o livro “Regime terapêutico medicamentoso das pessoas idosas dependentes”.
BRAGA –
Espaço Vita recebe peça infantil baseado em conto de Sophia de Mello Breyner
O Espaço Vita, em Braga, recebe este domingo, pelas 11 horas, o espectáculo de teatro infantil ‘Para Ti, Sophia’, pelo Trigo Limpo Teatro ACERT ( Associação Cultural e Recreativa de Tondela).
Esta produção teatral, a partir de ‘ A Floresta’, de Sophia de Mello Breyner Andresen, abre a 4.ª edição do Festival Era uma vez no Mês. ‘Para ti Sophia’ recebeu a chancela oficial do Centro Nacional de Cultura para as comemorações do Centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen.
O Trigo Limpo teatro ACERT, em ‘Para ti, Sophia’, construiu no palco um pequeno mundo habitado por três actores que se divertem ‘reinando’ com as palavras da autora e contando esta sua história e acreditando sempre que as coisas extraordinárias e as coisas fantásticas também são verdadeiras.
A ‘ESTÓRIA’
Enquanto nos sentimos ‘pequenos’ o mundo ainda nos fascina e os ciclos da vida ainda são diários, próximos da natureza e inscritos na memória colectiva… a água (toda ela: na fonte, no lago, no rio ou no mar) lembra-nos sempre, talvez inconscientemente, o ventre materno, esse lugar mágico onde voámos por dentro do estado líquido. O sol, as flores, os animais, o dia e a noite nascem e morrem lembrando-nos que somos efémeros.
Enquanto nos sentimos ‘pequenos’ reinamos, fazendo de conta, e tudo tem a magia dos sonhos, lembrando-nos que a realidade é também o que imaginamos.
É fascinante como Sophia escreve, no conto infantil ‘A Floresta’ (1968), de uma maneira tão simples e tão bonita sobre a sua própria infância e sobre os “valores” em que acredita numa narrativa que, não deixando de ser simples e bonita, é riquíssima de imagens e cruza o imaginário de vários contos universais.