Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

OPINIÃO -
Parabéns para a cidade de Braga, e Amares?

Sabendo que 2021 vai ser um ano de enormes dificuldades económicas e com inúmeras restrições para garantir a saúde pública, venho através deste artigo de opinião, manifestar o meu entusiasmo e tornar alto o distrito onde resido, laureado como melhor destino Europeu 2021. Localizada a cerca de 30 minutos do Porto, Braga é uma cidade jovem, cosmopolita e multicultural. Próxima dos grandes centros económicos da Europa, com uma educação de qualidade, segurança e um bom sistema de saúde.

Braga, cidade bimilenária, foi a grande vencedora, entre as vinte cidades escolhidas para o prémio, deixou para trás cidades como Roma, Paris, Florença ou Canárias. Braga foi o destino favorito dos turistas oriundos do Reino Unido, do Brasil e principal escolha dos turistas dos EUA e da França.

“É um resultado que nos enche de orgulho e que certamente terá reflexos extremamente positivos no turismo e na economia local, regional e nacional durante os próximos anos”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.

Braga tem uma oferta turística capaz de responder a múltiplas exigências e interesses. É uma cidade com rica história, conhecida como cidade dos Arcebispos ou a Roma portuguesa. Nas celebrações da Semana Santa, Braga é invadida por milhares de crentes vindos de todo o território nacional e internacional. Embora exista muita incerteza quanto à evolução da pandemia, tudo indica que teremos uma Páscoa restritiva e sem a habitual invasão de turistas. Resta-nos a esperança que no início de Verão a normalidade regresse e tenhamos a azáfama que a cidade e distrito viviam anteriormente. 

Porém, sinto ineficiência do meu concelho, Amares, vizinho da prestigiada Bracara Augusta, em albergar e oferecer um cartaz digno aos turistas que optem por se deslocar ao nosso concelho. São notórias as sucessivas repavimentações nas vias de comunicação, falta de iluminação em pontos-chave, ausência de árvores e jardins num território próximo à Peneda do Gerês, inexistência de auditório e gimnodesportivo, carência de praias fluviais para brindar adultos e crianças em pleno verão, privação de água pública que enfurece alguns habitantes… 

“Ave Villa Amares, te salutant”- Vale-nos a glória dos nossos históricos monumentos, a fabulosa gastronomia, as verdejantes quintas vinícolas, o comércio local afável e uma povoação muito carinhosa.

É bom viver em Amares mas o concelho estagnou, há efetivamente uma necessidade de agir ao invés de reagir. Estaremos preparados para receber os turistas que visitam o melhor destino europeu 2021?

“Cada escolha, uma oportunidade. Cada queda, uma aprendizagem. Cada atitude, uma consequência”.

OPINIÃO -
Inovação como um PRESENTE para o futuro

Precisamos de inspiração, disrupção e resiliência para pensar diferente, procurando resolver problemas cada vez mais complexos, novos e que exigem ação coerente e conjunta, onde as palavras chave são: cocriação, criatividade, inovação, partilha, equidade, gestão de talentos, ética, responsabilização, digitalização, ecologia, ambiente e o futuro comum.

É tempo de preparar o futuro através de algumas ideias relevantes para transformar a crise em oportunidade, imaginando, criando e construindo novos produtos e serviços, novas dinâmicas de comunicação capazes de causar impacto nos consumidores e conseguir um duplo benefício, a sustentabilidade económica em simultâneo com o ambiente, ecologia e o respeito pela natureza.

Um dos aspetos capazes de acelerar a dinâmica digital consiste na capacitação as pessoas, desenvolver competências e habilidades, promovendo a proatividade e reconhecendo o mérito, valorizando o empenho e a dedicação, fomentar a excelência e envolvendo os colaboradores nas decisões das empresas e organizações.

Para dinamizar as economias locais é necessário promover a educação para o consumo consciente, procurando comprar produtos locais, regionais, biológicos e amigos do ambiente, contribuindo para uma diminuição da poluição, através da utilização eficiente dos transportes de mercadorias entre regiões e países.

Face às necessidades e desejos dos clientes as empresas precisam de inovar, envolvendo os clientes, partilhando experiências, conquistando a sua confiança através de uma ligação mais próxima numa integração phygital (física e digital) e simultaneamente, pôr em prática uma agricultura regenerativa, partilhando com os consumidores, os custos de produção, benefícios ambientais, formas de produção amigas do ambiente diferenciando-se da concorrência.

Para uma uma modernização sustentada é útil incentivar a interatividade digital ao nível da partilha do conhecimento, comércio e distribuição de bens, produtos e serviços, procurando fomentar a partilha equitativa os bens e recursos comuns, contribuindo também, para uma sociedade mais justa e equilibrada.

À medida em que a longevidade aumenta, precisamos de conciliar o conhecimento dos mais experientes, com a irreverência e juventude, procurando incentivar a partilha de experiências e contribuindo para uma incorporação de conhecimento contínua durante toda a vida.

Face aos novos desafios, é fundamental pensar diferente, criar, partilhar, cooperar, incentivar o mérito, pragmatismo e a ética numa dialética exigente e em constante mutação e resiliência, onde é fundamental conciliar a procura da satisfação individual (desejos dos consumidores e utilizadores) com a manutenção, regeneração e respeito pela nossa “aldeia global”.

EDIÇÃO IMPRESSA -
Escritórios improvisados e salas de aula. A nova realidade das casas portuguesas 

Enquanto Alberto está fechado no escritório numa reunião de trabalho, feita à distância, Liliana partilha com Martim um dos topos da mesa da sala. A mãe tem o computador aberto à frente e aproveita para consultar o e-mail antes de iniciar mais um dia de teletrabalho. O filho, ágil a lidar com as novas tecnologias, usa um “tablet” como ferramenta e já entrou na sala de aula virtual, onde alguns colegas já esperam pela chamada da professora.

Ler mais