Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

BRAGA -
Parlamento aprova por unanimidade voto de congratulação ao Conservatório de Música de Braga

A Assembleia da República aprovou, por unanimidade, um voto de congratulação à Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga pela celebração, em 2021, do cinquentenário da edificação da referida escola, proposto pelos deputados do PSD, eleitos pelo círculo eleitoral bracarense.

Ler mais

BRAGA -
Ricardo Ladeira vence Bienal de Ilustração – Braga Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2021

Ricardo Ladeira é o vencedor da 1.ª edição da Bienal de Ilustração – Prémio Capital da Cultura do Eixo Atlântico, uma iniciativa promovida pelo município de Braga. A cerimónia de entrega do prémio decorreu este sábado, no âmbito da abertura do encontro de ilustração ‘Braga em Risco (BER) que decorre até ao próximo dia 21.

Ler mais

OPINIÃO -
«Sr. Doutor acha que devo fazer a 3ª dose da vacina do COVID?»

Opinião de Patrícia Antunes

 

Desde o final do século XVIII a vacinação constitui um pilar da saúde pública, sendo que no seu conjunto as vacinas previnem anualmente a morte de mais de 2.5 milhões de pessoas em todo o mundo.

 

À medida que a as doenças infeciosas graves vão sendo cada vez menos frequentes, devido à vacinação, é natural que o ser humano as esqueça e desvalorize a importância da sua prevenção. A par disto, a presença de movimentos negacionistas e a multiplicação desmedida de notícias falaciosas, são responsáveis por um clima de incerteza e receios na população contribuindo para o ceticismo no que concerne à vacinação.

Em Portugal, a excelente organização do ato vacinal pela Task-force, o desenvolvimento de campanhas de educação para a saúde e o facto de o país ter adquirido ao longo de décadas uma cultura de vacinação, permitiram que nos tornássemos número 1 a nível mundial no que concerne à percentagem de população totalmente vacinada (86,82% -segundo dados do «Our World in Data»).

Dose de reforço contra a COVID19

Vários países já autorizaram a administração da dose de reforço contra a COVID19.A maioria, para já, optou pela administração em determinadas populações de risco como os maiores de 65 anos. Alguns, no entanto, estão a ir mais longe, disponibilizando desde já a terceira dose a partir dos 12 anos de idade.

Administração simultânea da Vacina contra a Gripe e Vacina contra a COVID19 em Portugal

Arrancou no passado dia 18 de outubro a vacinação simultânea contra a gripe e a COVID19. Esta possibilidade de coadministração das vacinas passou a estar contemplada nas respetivas normas de vacinação atualizadas em 15/10/21 pela DGS.

O utente poderá também optar por uma administração em dias diferentes, respeitando nesse caso o intervalo mínimo de 14 dias entre administrações.

Nesta fase estão a ser priorizados idosos com 80 ou mais anos, utentes de lares e cuidados continuados e ainda as pessoas com 65 ou mais anos. A dose de reforço deverá ser realizada com uma vacina de mRNA (Comirnaty- Pfizer/BioNTech) com um intervalo mínimo de 6 meses após a conclusão do esquema vacinal primário independentemente da vacina utilizada nesse esquema.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, a administração simultânea destas vacinas não se associa a efeitos adversos importantes nem altera a resposta imunológica individual das mesmas. Os principais efeitos relatados são dor no local da injeção e fadiga sendo que houve um ligeiro aumento no número de pessoas que reportam efeitos adversos (ligeiros /moderados), quando as duas vacinas são administradas concomitantemente.

A coadministração de outras vacinas é uma prática habitual em Portugal e no mundo, no âmbito dos Programas Nacionais de Vacinação, que visa otimizar os esquemas vacinais recomendados e facilitar a organização dos cuidados.

Relembro que a vacinação é mais do que um ato de proteção pessoal, sendo sobretudo uma obrigação coletiva e um dever cívico. As evidências a favor da mesma são de tamanha robustez que dificilmente alguém devidamente esclarecido poderá recusar o seu benefício. Assim sendo, quando for chamado, não tenha dúvidas! Vacine-se!

BRAGA -
Primeiro-Ministro na apresentação de resultados da investigação feita entre a Bosch e a UMinho

O Primeiro-Ministro, António Costa, participa terça-feira, dia 9, no Forum Altice em Braga, num evento de apresentação de resultados da investigação conjunta realizada pela Bosch e pela Universidade do Minho nos domínios da condução autónoma e transformação digital. Ao todo, há mais de 70 patentes resultantes dos projectos de inovação, entre as partes, desde 2013.

Ler mais

EDIÇÃO IMPRESSA -
«É determinante e urgente que a coesão territorial seja uma realidade» 

O Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, sublinhou, no discurso da cerimónia de instalação dos novos órgãos autárquicos, que o combate à desertificação e as apostas na área do turismo e nas infra-estruturas básicas concelhias são as prioridades delineadas para o novo mandato. Acrescentou, ainda, ser «determinante e urgente que a coesão territorial seja uma realidade».

Ler mais

OPINIÃO -
Casa de Banho para quê?

Artigo de Maria Salomé Gonçalves, Técnica de Saúde Ambiental – ACeS Cávado II – Gerês/Cabreira

 

Pode-lhe parecer caricato o título deste artigo, mas já parou para pensar na sorte que tem em ter uma casa de banho?

Ler mais