«O Entrudo mais genuíno é em Cabril», Montalegre, destacam os promotores de um dos mais típicos carnavais minhotos, em plena serra do Gerês.
A tradição volta a cumprir-se no próximo dia 04 de março. O Desfile e a Queima de Entrudo prometem encher as ruas de folia, cor e alegria.
«Aqui, tudo é permitido para encarnar a figura do careto: homens vestem-se de mulheres e mulheres de homens, com ou sem chapéu, envoltos em mantas e lenços coloridos, escondendo-se atrás de caretas elaboradas ou simples panos de renda. E, claro, não podem faltar as luvas, essenciais para garantir o mistério e a ocultação da identidade», escreve a ‘Associação Cabril – Serra do Gerês’ e a comissão de festas do padroeiro São Lourenço, entidades organizadoras, em comunicado.
A FESTA MAIS GENUÍNA
A festa começa com a reunião dos caretos no Parque de Lazer de Eiredo, pelas 14h30h ponto de partida para Desfile que percorre as ruas da freguesia ao som das concertinas e com o Entrudo a marcar o ritmo na dianteira.
Após o desfile, a festa continua com um jantar convívio com sabores locais.
A noite prossegue com música ao vivo e culmina com a emblemática queima do Entrudo, um ritual simbólico que encerra as festividades.
O Carnaval de Cabril começa, no entanto, a 3 de março, com petiscos, música e preparação para o “grande” dia.
PROGRAMA
03 de março, segunda-feira
14h00 – Música gravada a cargo da Casa Gonçalves – Pincães
14h30 – Preparação do Entrudo em Eiredo
18h30 – Petiscos e sopa no pote
21h00 – Atuação da artista Teresa Esteves
04 de março, terça-feira
14h00 – Concentração de catetos em Eiredo
15h00 – Início do desfile animado por concertinas
17h30 – Chegada do desfile
18h00 – Entrega dos prémios aos melhores carretos
19h00 – Jantar tradicional
21h00 – Animação musical
00h00 – Queima do entrudo