O executivo da Câmara Municipal de Barcelos aprovou esta segunda-feira conceder apoios à renda de casa a cinco novos beneficiários e prolongar o mesmo apoio a outros 35 beneficiários.
A deliberação enquadra-se no âmbito do Regulamento para o Apoio ao Arrendamento Habitacional, que estabelece as regras e procedimentos, com vista a apoiar as famílias na satisfação das suas necessidades habitacionais.
A concessão destes apoios tem subjacente a apresentação dos pedidos por parte dos munícipes, sendo aprovados depois da apreciação feita pelo Gabinete de Coesão Social e Saúde Pública do Município.
No mesmo âmbito, foram reapreciados e renovados apoios a duas pessoas que habitavam em casas cujo beneficiário do apoio à renda, entretanto faleceu.
Ainda no capítulo dos apoios sociais, o município vai comparticipar o pagamento do passe escolar para oito jovens que frequentam a APACI entre as suas residências e a Central de Camionagem de Barcelos, sendo que o apoio é concedido entre o dia 3 de Janeiro de 2022 e 31 de Dezembro de 2022 e o pagamento feito mediante a apresentação do comprovativo da despesa do transporte.
Este apoio é concedido tendo em conta “o papel que a autarquia assume, cada vez mais, junto dos seus munícipes, potenciando a promoção da justiça, a equidade social, o bem-estar e a qualidade de vida. Entre esses munícipes estão os cidadãos com carências económicas e portadores de doenças graves, que, por natureza, são os mais vulneráveis e deste modo sujeitos a uma maior marginalização e exclusão”.