O IPCA, através do seu Gabinete de Relações Internacionais, organizou o Programa de Orientação para acolhimento e integração dos estudantes em mobilidade. Este programa, que decorre a cada início de semestre, integra um conjunto de actividades de acolhimento para dar a conhecer a instituição, suas unidades e serviços.
Na sessão de apresentação, a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, salientou a importância deste dia, afirmando que «ao final de dois anos, fruto da pandemia, por fim, voltamos a sentir massa humana no Campus. A chegada destes estudantes vem afirmar ainda mais a aposta clara do IPCA na internacionalização», acrescentando que o IPCA, sendo parceiro RUN-EU é Universidade Europeia.
Além dos estudantes em regime de intercâmbio, participaram na sessão os IPCA buddies (estudantes nacionais que acolhem estudantes internacionais em regime de intercâmbio) e membros da RUN-EU Student Advisory Board (SAB) que partilharam experiências e apoiaram os novos estudantes na integração na comunidade IPCA.
Os novos estudantes, que chegaram da Croácia, Turquia, Luxemburgo, Eslováquia, Itália, Brasil, entre outros países ficaram ainda a conhecer a Associação Académica do IPCA (AAIPCA) e a ESN Minho – Erasmus Student Network através de uma breve apresentação.
A Vice-Presidente do IPCA para a Internacionalização, Paula Tavares, encerrou a sessão referindo a «importância da integração destes estudantes na comunidade estudantil» aditando que «além de estudar deverão divertir-se, ser felizes e desfrutar do potencial da região».
Esta edição ficou ainda marcada por uma visita guiada ao centro da cidade de Barcelos, dinamizada com o apoio da Câmara Municipal.