ECONOMIAAEVH e IEFP vão qualificar mão-de-obra para ajudar ao desenvolvimento da região

ECONOMIA
AEVH e IEFP vão qualificar mão-de-obra para ajudar ao desenvolvimento da região

A AEVH – Associação Empresarial do Vale do Homem e o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional vão articular uma estratégia que permita qualificar mão-de-obra para sectores específicos da agricultura e da indústria, indo ao encontro de uma necessidade dos empresários locais.

O anúncio foi feito pela associação, esta segunda-feira, no seguimento de uma reunião realizada entre os dois organismos, realizada após a AEVH ter enviado uma carta ao Ministro do Trabalho, da Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva.

PUBLICIDADE

Na reunião, marcou presença a coordenadora do núcleo de formação profissional da delegação regional do Norte do IEFP, Paula Gil Ramos, que contactou com os responsáveis da associação e cerca de uma dezena de empresários.

Nessa carta, a AEVH transmitia alguns dos ensejos dos empresários do Vale do Homem, nomeadamente a falta de mão-de-obra tecnicamente formada para a execução de algumas tarefas de «capital importância» para elevar a capacidade competitiva em algumas áreas, da indústria metalomecânica, carpinteiro de limpos, carpinteiro, estofador, entre outras, bem como para a realização de tarefas simples, como a apanha de frutos vermelhos e outras actividades agrícolas «com forte predominância e crescente afirmação neste território».

De resto, lembra a AEVH, muitas áreas de actividade, grande parte para exportação, sentem «grandes dificuldades» em encontrar mão-de-obra qualificada na execução de determinadas tarefas, «situação que tem impedido o desenvolvimento, crescimento e afirmação económica do território».