Assinala-se hoje, 4 de Fevereiro, o Dia Mundial do Cancro, uma iniciativa da União Internacional de Controlo do Cancro (UICC), criada em 2000, e que pretende capacitar, educar e consciencializar as pessoas na luta contra a doença, para enfrentar um dos maiores desafios de saúde pública no século XXI.
«Em todo o mundo, o cancro é a segunda causa de morte e é responsável por 10 milhões de mortes anualmente. Mais de 40% destas mortes poderiam ser evitáveis, uma vez que estão ligadas a fatores de risco modificáveis, como o tabagismo, o consumo de álcool, a alimentação inadequada e a reduzida atividade física», revelam as entidades de saúde pública.
«É importante lembrar que, embora alguns factores não possam ser modificados, cerca de um terço dos casos de cancro pode ser prevenido através da redução dos riscos comportamentais e alimentares, e através da redução da exposição a outros agentes cancerígenos, como a poluição ambiental, os agentes cancerígenos profissionais e a radiação», acrescenta.
CONSELHOS
O Ministério da Saúde destaca 12 ações adaptadas do Código Europeu Contra o Cancro, que incidem as medidas que as pessoas podem tomar individualmente para contribuir para a prevenção do cancro:
1. Não Fume. Não use qualquer forma de tabaco;
2. Faça da sua casa um lugar livre de fumo;
3. Mantenha um peso saudável;
4. Mantenha-se fisicamente activo. Ande mais, reduza o tempo que passa sentado(a);
5. Faça uma alimentação saudável, rica em fibras, vegetais, frutas e leguminosas (ex. feijão, lentilhas);
6. Limite o consumo de carnes vermelhas e carnes processadas;
7. Beba água! Evite o consumo de bebidas açucaradas;
8. Limite o consumo de álcool;
9. Evite a exposição excessiva ao sol. Use protector solar;
10. Se puder, amamente o seu bebé. A amamentação reduz o cancro da mama;
11. As infecções por vírus como o da hepatite B e C, o vírus do papiloma humano (HPV) e o vírus da imunodeficiência humana (HIV) também podem causar cancro. Assegure-se que os seus filhos estão vacinados contra: a Hepatite B (recém-nascido) e contra o Vírus do papiloma humano (HPV) (raparigas e rapazes)
12. Faça o seu rastreio. Participe nos programas de rastreio para o cancro colorretal, cancro da mama e Cancro do colo do útero.