BRAGA -
Câmara recebe delegação de Saint-Brieuc, onde residem milhares de bracarenses

Uma delegação da cidade francesa de Saint-Brieuc, liderada pela presidente da Câmara, Marie-Claire Diouron, foi recebida esta quarta-feira por Ricardo Rio. O encontro serviu para aprofundar o conhecimento entre os responsáveis autárquicos dos dois territórios. 

Na visita da delegação francesa, o presidente da Câmara de Braga destacou que “é importante conhecer e aprofundar relações com esta região onde vivem tantos bracarenses”.

Situada na Bretanha, no Norte da França, Saint-Brieuc possui uma forte comunidade portuguesa, com especial incidência de Braga, de onde são oriundas mais de duas mil pessoas. Este facto foi o que levou os dois municípios a assinarem uma carta de amizade em 2016, tendo Braga já participado no ano passado numa feira de turismo em Saint-Brieuc, estando neste momento previstas mais iniciativas de conjuntas.

PUBLICIDADE

Rio destacou a “importância que Saint-Brieuc tem para Braga, pois é essencial ter relações com as cidades que no estrangeiro recebem os bracarenses que decidem emigrar. É por isso que em 2016 considerámos fundamental estabelecer relações com Saint-Brieuc, quando assinámos a carta da amizade e pretendemos aumentar ainda mais os laços de cooperação entre as duas cidades”.

A presidente da Câmara de Saint-Brieuc reforçou a importância de Braga para a cidade francesa, sobretudo porque “a comunidade portuguesa, incluindo a Bracarense, é muito relevante para vida económica, social e cultural, estando complemente integrada na sociedade e constituindo uma enorme mais-valia para toda a região”. Daí, realçou Marie-Claire Diouron, “considerámos fundamental vir a Braga para a conhecer e as suas instituições, para podermos preparar melhor os próximos passos”.

No futuro, espera-se que as relações entre as duas cidades aumentem, tendo ficado acordado manter canais de comunicação activos e criar programas de intercâmbio na área da juventude, da cultura e da economia.  Marie-Claire Diouron convidou também Ricardo Rio a visitar brevemente Saint-Brieuc, para conhecer a cidade e comunidade bracarense residente.

Este encontro inseriu-se numa visita que esta delegação está a efectuar a Braga, tendo visitado diversas instituições da cidade, como o Forum Braga, o INL ou o Lar de Idosos do Conde de Agrolongo, além de uma visita promovida pela Junta de Mire de Tibães a esta freguesia.