REGIÃO

REGIÃO -
CDU quer conclusão “urgente” do concurso público para novas instalações da USF em Vizela

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A CDU considera “urgente” finalizar o concurso público para a construção das novas instalações da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Moreira de Cónegos, em Vizela, e substituir “a velha e caótica central” de telefones que “tantos problemas deu na fase crítica da epidemia”.

Em comunicado, remetido esta sexta-feira ao PressMinho/OAmarense, a coligação PCP-PEV, reconhece que naquela USF, que integra o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alto Ave, que “há um esforço de atribuir o médico de família a cerca de 600 utentes”. Contudo, desde a criação das USF, o aumento do número de utentes por médico de família, a idade avançada de muitos médicos prontos para a reforma e os “entraves legislativos à contratação de médicos, não permitem o desenvolvimento do necessário trabalho destes profissionais da saúde”.

A posição da CDU acontece na sequência da reunião, esta sexta-feira com um coordenador daquela USF para aferir a resposta à população do concelho no âmbito da saúde.

PUBLICIDADE

“Estes últimos anos, marcados pela epidemia, obrigou a uma transformação de meios e recursos adaptáveis à situação vivida com custos a nível de consultas de rotina, prescrições de medicamentos e programas de sensibilização da população”, afirma, referindo que “o esforço de todos os trabalhadores, nesta fase que ainda decorre, é reconhecido e muito louvável”.

Lembra, no entanto, que, quer os comunistas quer os Verdes, alertaram na Assembleia da República para que “era e continua a ser urgente o reforço de recursos humanos (médicos, enfermeiros, auxiliares, etc…), equipamentos de diagnóstico, reabilitação dos imóveis e investimento no SNS que garanta as soluções necessárias para os problemas causados por sucessivos anos de subfinanciamento de muitos dos anteriores governos”.

A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados foi convertida em Dezembro de 2018 em Unidade de Saúde Familiar e servia uma população de mais de 4.250 utentes. 

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS