AMARES -
Domingos Ferreira nomeado comandante dos Bombeiros de Amares

A Direcção dos Bombeiros Voluntários de Amares nomeou formalmente como primeiro comandante Domingos Ferreira, que era adjunto de comando e desde 2019 exercia as funções de comandante em exercício após a renúncia de Jorge Silva.

A informação foi confirmada ao jornal “O Amarense” pelo Presidente da Direcção da Associação Humanitária, José Gonçalves, que disse que a corporação recebeu “luz verde” da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil para nomear uma nova estrutura de comando.

PUBLICIDADE

«Temos um despacho da Autoridade Nacional que nos indica que o antigo comandante [António Gonçalves] já atingiu o limite, pelo que foi autorizada a nomeação de uma nova cadeia de comando. A sua apresentação pública ocorrerá logo que terminem a formação ministrada pela Escola Nacional de Bombeiros e a pandemia de Covid-19 o permita», sublinhou.

Adjunto de comando desde 28 de Janeiro de 2003, Domingos Ferreira assumiu a liderança do corpo activo em Maio de 2007, após o diferendo entre a Direcção e o comandante António Gonçalves, que se arrasta nos tribunais.

Manteve-se como comandante em exercício até 2015, altura em que foi nomeado Jorge Silva como segundo comandante. A renúncia deste último ao cargo, em 2019, voltou a deixar a liderança do corpo activo unicamente entregue a Domingos Ferreira.