Guimarães formaliza protocolos do Orçamento Participativo das Escolas com investimento de mais de 214 mil euros

A Câmara Municipal de Guimarães formalizou, esta terça-feira, os protocolos do Orçamento Participativo das Escolas, numa cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, assegurando a execução dos projetos vencedores da edição 2025/2026 e regularizando procedimentos administrativos pendentes das duas edições anteriores. No total, o Município vai investir mais de 214 mil euros.

A edição de 2025/2026 contempla 25 projetos, num investimento superior a 96 mil euros, que deverão ser implementados até 30 de setembro. Paralelamente, foram desbloqueados 117 mil euros destinados aos projetos vencedores dos anos letivos de 2023/2024 e 2024/2025, que ainda aguardavam as condições administrativas e financeiras necessárias para avançar.

Durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal, Ricardo Araújo, afirmou que o atual executivo assumiu a responsabilidade de concluir processos que ficaram por finalizar. “O anterior Executivo municipal lançou as anteriores edições, mobilizou as escolas, promoveu as votações e anunciou os projetos vencedores, mas não concluiu devidamente os procedimentos indispensáveis à transferência das verbas e à execução de várias dessas propostas. Os alunos fizeram a sua parte. As escolas fizeram a sua parte, mas a verdade é que faltou ao poder político levar o processo até ao fim”, referiu.

O autarca explicou que o Município optou por garantir a concretização de todas as iniciativas vencedoras, independentemente da edição em que foram aprovadas. “O atual Executivo podia ter limitado a sua responsabilidade às novas edições. Podia ter registado os processos anteriores como uma herança por resolver, explicado a sua origem e concentrado todos os recursos no programa de 2025/2026. Mas essa não foi a nossa escolha”, sublinhou Ricardo Araújo.

Na abertura da sessão, o presidente da autarquia destacou ainda a forte adesão da comunidade educativa ao programa, considerando o Orçamento Participativo das Escolas um instrumento de promoção da cidadania ativa, da participação democrática e da responsabilização dos jovens. “Hoje é um dia para elogiar a participação da comunidade educativa neste Orçamento Participativo. A Câmara Municipal está a garantir aquela que é a sua responsabilidade, que são os recursos financeiros necessários para a implementação dos projetos”, afirmou.

A edição deste ano está integrada na estratégia Guimarães Capital Verde Europeia 2026, desafiando os alunos a apresentarem propostas ligadas à sustentabilidade ambiental através da arte urbana, promovendo simultaneamente a criatividade, a participação cívica e o envolvimento da comunidade escolar.

Ricardo Araújo defendeu ainda que a concretização dos projetos é essencial para reforçar a confiança entre o Município, as escolas e os estudantes. “Estamos a falar de uma relação de compromisso e de confiança entre o Município e as nossas escolas, a nossa comunidade educativa e, particularmente, os nossos jovens. Não podemos incentivar a participação e depois falhar na concretização dos projetos”, frisou.

Na conclusão da cerimónia, o autarca salientou que o programa constitui uma ferramenta importante para formar cidadãos mais participativos e conscientes. “Os alunos que participam na transformação da escola vão olhar para o território com outra atenção. Os que percebem que uma decisão coletiva pode produzir resultados tornam-se cidadãos menos conformados e mais exigentes. É essa aprendizagem que este programa pode oferecer”, concluiu.

[email protected]

Carregar mais

ÚLTIMAS NOTÍCIAS