A Licenciatura em Negócios Internacionais da Escola de Economia, Gestão e Ciência Política (EEG) da Universidade do Minho vai disponibilizar, a partir do ano letivo 2026/2027, um novo percurso de duplo grau internacional, resultado de uma parceria com a Universidade de Vilnius, na Lituânia.
O acordo permitirá aos estudantes frequentar os dois primeiros anos da licenciatura em Braga e realizar o terceiro ano na Escola de Negócios da Universidade de Vilnius. No final do percurso, os alunos obtêm dois diplomas europeus, reforçando as suas competências académicas e a preparação para um mercado de trabalho cada vez mais internacional.
Segundo a Universidade do Minho, esta parceria vai além de uma simples experiência de mobilidade académica, integrando a internacionalização no próprio plano de estudos. Dirigida por Cristina Matos, a Licenciatura em Negócios Internacionais pretende, desta forma, proporcionar aos estudantes uma formação que alia conhecimentos na área dos negócios ao contacto direto com diferentes realidades económicas e académicas europeias.
A instituição destaca ainda que o curso é detentor da acreditação internacional EFMD Accredited, uma distinção de referência nas áreas da gestão e da economia, que reconhece a qualidade da formação e reforça a sua credibilidade junto de instituições de ensino superior e empregadores internacionais.
Citada em comunicado, Rita Sousa, presidente do Conselho Pedagógico da EEG e responsável pela internacionalização dos estudantes, considera que este acordo “traduz a forma como a Escola entende a internacionalização: próxima, acessível e com impacto concreto na vida dos estudantes”.
A parceria enquadra-se na cooperação promovida pela aliança universitária europeia Arqus, da qual fazem parte a Universidade do Minho e a Universidade de Vilnius, reforçando o compromisso da EEG com uma formação internacional, exigente e orientada para os desafios do futuro.




