BRAGA -
Marcelo preside este sábado à abertura solene dos festejos e inaugura estátua de São João de Braga

Marcelo Rebelo de Sousa preside este sábado à abertura solene das Festas do S. João de Braga, pelas 15 horas, na praça Municipal. A presença do Presidente da República obrigou a organização a fazer alteração ao programa.

A cerimónia de abertura solene das Festas do S. João de Braga inicia-se com os hinos de Braga e do S. João, interpretados por várias orquestras filarmónicas, pelo Orfeão de Braga e Coro Académico da Universidade do Minho.

Segue-se a tradicional saudação individual de cada um dos grupos participantes, seguida da entrega da insígnia de participação. A cerimónia termina com a largada de um balão gigante e repiques festivos nos sinos das igrejas da cidade.

PUBLICIDADE

Mais tarde, pelas 19 horas, o Presidente da República inaugura, na rotunda do Parque da de S. João da Ponte, a estátua do santo popular, uma obra com a assinatura do artista bracarense Alberto Vieira, produzida com matérias cedidos pelo Mercado da Pedra.

ALTERAÇÕES AO PROGRAMA

A visita de Marcelo obrigou a Associação de Festas da fazer alteração ao programa previsto para sábado.

Assim, o Cortejo da Mordomia ou da Associação de Festas decorre a partir das 14h30, iniciando-se depois a cerimónia de Abertura Solene das Festas de São João na Praça Municipal. Habitualmente este momento protocolar decorre a partir das 09 horas.

Recorde-se que a cerimónia de Abertura Solene das Festas é um momento imbuído de particular simbolismo, em que os “mordomos” da Festa se apresentam às entidades civis, eclesiásticas e militares da cidade diante do edifício da edilidade.

Apesar das festas já se terem iniciado alguns dias antes, acontece aqui a abertura oficial dos festejos, momento que sublinha o seu cariz municipal.

Devido à instalação de estaleiros de obra no troço compreendido pelo Largo do Paço e metade poente da rua do Souto, o trajecto do Cortejo de Abertura faz uma inflexão para a rua Justino Cruz, entrando na Praça Municipal a partir da rua Eça de Queirós, alerta a Associação de Festas.

Sendo assim o percurso do Cortejo é o seguinte: Rua de São João, Rua do Forno, Rua D. Afonso Henriques, Rua de S. Marcos, Largo do Barão de S. Martinho, Rua do Souto, Rua Justino Cruz, Rua Eça de Queirós e Praça Municipal.

Esta situação verificar-se-igualmente com o Cortejo Sanjoanino e com a Procissão de São João.