AMBIENTE

AMBIENTE -
Partido “Os Verdes” entregou 1000 postais ao Secretário de Estado da Energia contra a exploração de lítio a céu aberto

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

Uma delegação do Partido Ecologista “Os Verdes”, onde se integram os deputados do partido à Assembleia da República, Mariana Silva e José Luís Ferreira, entregou ao Secretário de Estado Adjunto e da Energia cerca de mil postais (em papel e formato digital) dirigidos ao Ministro do Ambiente e da Acção Climática.

Recolhidos nas últimas semanas, em particular distritos de Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, e numa iniciativa que arrancou no dia 16 de Novembro, esta acção estava sob o tema “A mineração é um presente envenenado! Lítio? Não. Obrigado!”.

Durante estas cinco semanas, Os Verdes realizaram a recolha de postais junto a universidades, escolas secundárias e profissionais e nos centros históricos das localidades referidas e o Partido marcou presença em metade dos concelhos onde o Governo pretender levar a cabo a exploração do lítio.

PUBLICIDADE

Para este partido ecológico, a mineração do lítio é «uma falsa promessa de progresso e desenvolvimento», ao mesmo tempo que se trata de uma «ameaça à qualidade de vida e sustentabilidade destes territórios». “Os Verdes” referem também que a adesão a esta iniciativa demonstra «que os cidadãos estão cada vez mais esclarecidos em torno das consequências da mineração de lítio a céu aberto».

Para além disso, o partido acredita que as populações «temem os impactos sociais, económicos e ambientais deste modelo de actividade», mostrando-se contra o concurso que será lançado pelo Governo para a atribuição de direitos de prospecção e pesquisa de lítio em 8 áreas da região Norte e Centro do país.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS