ENSINOPCP pede requalificação urgente da Escola Secundária de Amares

ENSINO
PCP pede requalificação urgente da Escola Secundária de Amares

O Grupo Parlamentar do PCP apresentou esta sexta-feira, na Assembleia da República, seis Projectos de Resolução que recomendam ao Governo o início de obras de requalificação urgente em várias escolas do distrito de Braga, entre elas a Secundária de Amares.

No documento, os comunistas referem que tanto a Escola Secundária como a Escola Básica de Amares «apresentam elevados níveis de degradação», embora a segunda esteja já a ser intervencionada.

PUBLICIDADE

No caso da escola-sede do Agrupamento, o PCP defende que «os níveis de degradação atingem diversos edifícios da escola, incluindo o pavilhão polidesportivo», que tem «piso deteriorado», «balneários degradados», «mau isolamento térmico e sem qualquer sistema de aquecimento».

«Estão também identificadas carências a nível das infra-estruturas, fissuras nas paredes que provocam humidades e infiltrações (em alguns casos já se encontram expostas parte das armaduras que pelo seu aspeto se encontram em estado avançado de corrosão), coberturas em muito mau estado e compostas por telhas de cimianto, juntas de dilatação abertas, caixilharias envelhecidas e danificadas», acrescentam.

Mostam-se ainda preocupados com a existência de problemas nos laboratórios de Biologia e Geologia, ausência de gabinetes para os professores trabalharem, espaços para desenvolvimento de Actividades da Vida Diária (educação especial), assim como «instalações pouco adequadas para pessoas com mobilidade condicionada, e nos sistemas de segurança contra incêndios existentes na escola, os quais são desadequados».

«As insuficiências do isolamento térmico de todas as instalações (muito frias no inverno e demasiado quentes no verão) condicionam as aprendizagens dos alunos e colocam problemas durante a realização de Exames Nacionais (por vezes são utilizadas ventoinhas para tentar minorar os efeitos do calor durante a sua realização)», realçam.

Os restantes Projectos de Resolução do PCP pedem a requalificação das escolas Frei Caetano Brandão (Braga), Padre Benjamim Salgado (Joane), Secundária de Barcelinhos, Secundária da Póvoa de Lanhoso e do Agrupamento de Escolas Santos Simões (Guimarães).