TERRAS DE BOURO –  Unidade de Cuidados de Saúde promoveu formação para a comunidade diabética

TERRAS DE BOURO –
Unidade de Cuidados de Saúde promoveu formação para a comunidade diabética

oznor

oznor

oznor

PUBLICIDADE

bty

bty

A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Terras de Bouro realizou uma acção formativa intitulada “A Diabetes e as suas consequências”, destinada a sensibilizar os doentes para as consequências da doença.

Esta actividade foi realizada no âmbito da comemoração do aniversário desta Unidade de Saúde e do programa de formação pré-graduada da Licenciatura de Enfermagem.

A diabetes é uma doença crónica, caracterizada por valores elevados de açúcar no sangue, necessitando de uma intervenção multidisciplinar, em que o doente tem o papel central.

Para um bom controlo da doença (controlo metabólico) é necessário alterações do estilo de vida, nomeadamente realização de exercício físico e dieta alimentar adequados, associado a intervenção farmacológica.

A informação e motivação de cada doente é fundamental para o sucesso do controlo da doença.

Porém, trata-se de uma doença evolutiva e com consequências progressivas a vários níveis, que serão aceleradas quando este controlo metabólico não é atingido.

Assim, foi também alvo de atenção a importância dos cuidados a ter com os pés, como forma de prevenção do Pé Diabético, tendo os participantes sido alertados para a importância de uma vigilância diária, mas sobretudo para a procura de ajuda especializada aquando dúvidas.

De forma a solidificar a informação transmitida, realizou-se uma demonstração prática de como vigiar e cuidar dos pés.

No final da sessão, os participantes contaram com uma mesa “saudável”, ondem foram apresentadas várias propostas de alimentos, adequados às necessidades de um diabético.