TERRAS DE BOURO –

TERRAS DE BOURO – -
Unidade de Cuidados de Saúde promoveu formação para a comunidade diabética

Share on facebook
Share on twitter
Share on facebook
Share on twitter

TÓPICOS

A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Terras de Bouro realizou uma acção formativa intitulada “A Diabetes e as suas consequências”, destinada a sensibilizar os doentes para as consequências da doença.

Esta actividade foi realizada no âmbito da comemoração do aniversário desta Unidade de Saúde e do programa de formação pré-graduada da Licenciatura de Enfermagem.

PUBLICIDADE

A diabetes é uma doença crónica, caracterizada por valores elevados de açúcar no sangue, necessitando de uma intervenção multidisciplinar, em que o doente tem o papel central.

Para um bom controlo da doença (controlo metabólico) é necessário alterações do estilo de vida, nomeadamente realização de exercício físico e dieta alimentar adequados, associado a intervenção farmacológica.

A informação e motivação de cada doente é fundamental para o sucesso do controlo da doença.

Porém, trata-se de uma doença evolutiva e com consequências progressivas a vários níveis, que serão aceleradas quando este controlo metabólico não é atingido.

Assim, foi também alvo de atenção a importância dos cuidados a ter com os pés, como forma de prevenção do Pé Diabético, tendo os participantes sido alertados para a importância de uma vigilância diária, mas sobretudo para a procura de ajuda especializada aquando dúvidas.

De forma a solidificar a informação transmitida, realizou-se uma demonstração prática de como vigiar e cuidar dos pés.

No final da sessão, os participantes contaram com uma mesa “saudável”, ondem foram apresentadas várias propostas de alimentos, adequados às necessidades de um diabético.

Share on facebook
Partilhe este artigo no Facebook
Share on twitter
Twitter
COMENTÁRIOS
OUTRAS NOTÍCIAS
PUBLICIDADE