REGIÃO -
Universidade do Minho recebeu “Open Talk” sobre sustentabilidade e responsabilidade social

A Universidade do Minho recebeu um  “Open Talk” sobre o tema “Empregabilidade para a Inclusão Social: Sustentabilidade e Responsabilidade Social”.

Esta iniciativa foi organizada pelo Centro Distrital de Segurança Social de Braga e pelos 16 projectos CLDS 4G do distrito de Braga, em parceria com a Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

PUBLICIDADE

Através de uma conversa livre e aberta sobre experiências, ideias e ideais, o evento procurava motivar e inspirar para a ação num momento de ruptura planetária e crise ambiental.

A palestra visava também aprofundar um modelo de desenvolvimento sustentável que fizesse a ligação entre o emprego, a inclusão e o ambiente.

O programa iniciou-se com a intervenção do director do Centro Distrital de Segurança Social de Braga, João Ferreira, que referiu que «a sociedade tem de ser cooperativa para poder pensar e vencer todos os desafios, sejam eles de natureza económica, social ou ambiental».

Esta mesma ideia foi partilhada pela presidente da Escola de Economia e Gestão, Claúdia Simões, que salientou a resiliência do “Open Talk” ao focar-se em questões que considera «fundamentais dos tempos que vivemos», garantindo que as instituições, a ciência e a sociedade devem debater experiências e ideias em busca de um «futuro de responsabilidade individual e colectiva».

Este “Open Talk” contou com a participação de cerca de 200 pessoas, desde empresários a empreendedores, profissionais do setor social, autarcas, investigadores e até estudantes com interesse na temática que foi objecto de reflexão e debate.

De recordar que iniciativa “Empregabilidade para a Inclusão Social” enquadrou-se no Programa de Contratos Locais de Desenvolvimento Social 4G, que pertence ao programa operacional Inclusão Social e Emprego, que tem como organismo intermédio de gestão o Instituto de Segurança Social.