A CPCJ de Amares e o ACES Gerês/Cabreira participaram, na manhã desta sexta-feria, na construção de um Laço Azul Humano, uma actividade de encerramento do Mês de Prevenção dos Maus Tratos na Infância, assinalado em Abril. A iniciativa, que decorreu na Praça do Município, em Braga, foi mais uma forma de sensibilizar para a problemática.
Dia: 30 de Abril, 2022
BRAGA
CDS de Braga crítica “discurso bélico” de Costa sobre transferências de competências “desajustadas da realidade”
O presidente da Comissão Política do CDS de Braga diz que com a transferência de competências em matéria de Educação para a Câmara no início deste mês, o Ministério da Educação pretendeu “pura e simplesmente, ‘livrar-se’ das suas responsabilidades” para “atirar”’ aos municípios uma “pasta irreal” que ameaça “destruir o seu possível equilíbrio financeiro”.
REGIÃO
Esposende volta a hastear a Bandeira Azul nas praias de Cepães, Suave Mar, Ofir e Apúlia
Na próxima época balnear, as praias de Cepães, Suave Mar, Ofir e Apúlia, em Esposende, voltam a hastear a Bandeira Azul de acordo com lista divulgada pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
TERRAS DE BOURO
XVI Subida da Vezeira nos dias 14 e 15 de Maio
A Vila do Gerês volta a receber, no próximo dia 15 de Maio, o desfile de várias dezenas de animais, das Freguesias de Rio Caldo e Vilar da Veiga.
BRAGA
BE Braga defende junto do Governo Quinta da Arcela disponível para usufruto público
Em questão endereçada ao Governo, através do Ministério da Finanças, o grupo parlamentar do Bloco de Esquerda (BE) defende a transformação da Quinta da Arcela em Lamaçães, Braga, num espaço para usufruto público.
BRAGA
CDU contra “imposição” de encerrar mercado municipal de Braga à segunda-feira
A CDU considera que a “imposição” de encerramento da Praça – Mercado Municipal de Braga à segunda-feira, já na próxima semana, “não resolve os problemas dos comerciantes e produtores”.
TERRAS DE BOURO
Assembleia Municipal de Terras de Bouro aprovou documentos de prestação de contas respeitante a 2021
A Assembleia Municipal de Terras de Bouro aprovou, por maioria, os documentos de prestação de contas respeitante ao ano de 2021. A votação não registou qualquer voto contra, tendo existido duas abstenções, manifestadas pelos representantes do Partido Socialista. A sessão teve lugar na noite desta sexta-feria no Auditório do Centro de Animação Termal da Vila do Gerês.
Passeio 4×4 Amares já anda na estrada
Depois de dois anos de ausência, devido à pandemia, o passeio 4×4 Amares partiu, esta manhã, do Largo da Feira, em Amares, para percorrer alguns dos lugares mais idílicos do Concelho.
Foram 72 jipes, conduzidos pelos amantes destes veículos de quatro rodas, de várias zonas de Portugal, que vão durante o último dia do mês de Abril passear pelo Concelho, estando marcado para a noite, no complexo da Pró-Energy uma pista de obstáculos, que certamente vai entusiasmar o público presente.
O Vereador do Desporto da Município de Amares, Vítor Patrício, e o Presidente da Junta de Ferreiros, Prozelo e Besteiros, marcaram presença na partida deste passeio de jipes.
«Este é um evento que trás muitas pessoas ao Concelho e que espero continue a crescer de ano para ano. Esperemos que este dia corra bem para todos, sem incidentes», desejou Vítor Patrício.
REGIÃO
Mário Passos reclama instâncias centrais para tribunal de Famalicão
O presidente da Câmara Municipal Vila Nova de Famalicão reivindica a instalação no Tribunal de Famalicão da Instância Central Cível, Instância Central Criminal e Juízo de Instrução Criminal.
AMARES
Assembleia Municipal de Amares aprovou documentos de prestação de contas de 2021 com oito abstenções
A Assembleia Municipal de Amares aprovou por maioria, com oito abstenções, os documentos de prestação de contas da autarquia referentes ao ano de 2021. Na apresentação dos documentos, o presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, destacou que estes «mostram que a autarquia encara o futuro com responsabilidade», num ano com «muitos obstáculos», marcado, essencialmente, pela pandemia. Os documentos, segundo revelou o autarca, apresentam um resultado líquido positivo de «2,3 milhões de euros».