A Estação Náutica de Esposende realizou uma reunião com os seus parceiros locais, no sentido de elaborar o plano de actividades e plano de acção para o ano 2022, bem como de definir a estratégia para aumentar a afirmação desta Estação a nível nacional e internacional como destino náutico de águas interiores, fluviais e atlânticas.
Nesta sessão de trabalho foi apresentado o projecto de Internacionalização da Rede de Estações Náuticas de Portugal, que está a ser desenvolvido pela Fórum Oceano. Neste âmbito, já estão a ser realizadas programas regionais de dinamização desta Rede, com o objectivo de capacitar os empresários para a internacionalização.
Estes programas procuram ser também uma «abordagem aos novos desafios», com vista a ajustar a «oferta aos novos perfis de turistas e a estruturar experiências turísticas inovadoras e memoráveis».
Ainda nesta reunião, foi também apresentada a candidatura de Valorização e Promoção do Parque Natural do Litoral Norte (PNLN), que prevê «a criação de infraestruturas e o desenvolvimento de conteúdos e suportes de comunicação, de apoio à valorização e visitação», de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável do PNLN.
Para além disso, está ainda prevista a realização de um estudo estratégico para os rios Neiva e Cávado, com vista à limpeza e valorização do rio Neiva e à estabilização e valorização do troço do rio Cávado.