RELIGIÃO -
Arquidiocese de Braga altera horários das missas por causa da pandemia

As missas na Arquidiocese de Braga vão ser realizadas durante a manhã, nos próximos dois fins-de-semana, estando proibidas as celebrações a partir das 13h00 nos concelhos com maior risco de contágio por Covid-19.

Esta é uma decisão tendo em conta as normas definidas pelo Governo, no âmbito do novo estado de emergência, que implica um recolher obrigatório, ao sábado e ao domingo, a partir das 13h00.

«Sabemos que a vida pastoral das nossas comunidades e da Arquidiocese tem no sábado e domingo uma relevância única. As manhãs do fim-de-semana, até às 13h00, continuam a ser tempo para uma normalidade pastoral», refere uma nota do Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, publicada no “site” da Arquidiocese.

PUBLICIDADE

Pelo contrário, acrescenta, «as tardes de sábado e domingo não poderão ser ocupadas com actividades pastorais, sejam celebrações ou momentos de formação».

«Tudo deverá ser repensado a partir destas restrições que devemos cumprir, com muito custo mas com grande sentido de responsabilidade. Não podemos aceitar excepções ou interpretações subjectivas», assegura.

O texto acrescenta que a Arquidiocese irá cumprir as orientações governamentais, apelando aos párocos para que adaptem as celebrações às novas normas.

«Cada pároco deverá equacionar a oportunidade de passar as eucaristias dominicais vespertinas para o sábado de manhã, a título excepcional e durante este período de emergência. Não podemos, por isso, ter celebrações ou outras actividades depois das 13h00 de sábado e domingo», frisa.